quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Para o Bem de Quem?


Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, Filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo de seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. (João 13.1-5 – NVI)

“Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo de seu poder…”. Mais um texto que revela Jesus como Filho de Deus e o Seu imenso poder, aquele pelo qual todas as coisas foram criadas e são sustentadas. Rei soberano e poderoso, mas cheio de graça e amor.
Estamos no inicio de mais um ano e muitos desafios estão a nossa frente. Poderemos fazer muitos projetos para este ano, podemos visualizar alguns desafios e nos comprometer em buscar supera-los. Mas fiquei pensando em qual seria um bom desafio para buscarmos para este ano em nossas vidas. Sabe o que seria muito bom? Almejar o desafio de em qualquer situação, com mais ou menos poder, com mais ou menos fama, com mais ou menos riqueza, com mais ou menos influência, buscarmos a humildade e o amor que que Jesus manifestou e nos ensinou.
Ele, Jesus em termos de poder é inigualável. Mesmo assim o que fez? O texto de hoje mostra um pouco da vida de Jesus, abnegação, humildade e serviço de servo, ou seja, veio para servir e não para ser servido.
Apesar de alguns homens se sentirem como deuses, nada nem ninguém se equipara ao Senhor, e Ele veio como servo. Então, para este ano que tal uma atitude parecida?
Ontem foi um dia muito especial na vida de muitos pelo Brasil afora. Prefeitos, vereadores e nos próximos dias primeiro e segundo escalões com muitas mudanças. Com que sentimento estes homens e mulheres estão assumindo seus postos? Que sentimento deveria tomar conta de seus corações? Se fôssemos perguntar para cada um deles, a resposta seria politicamente correta, servir ao povo. E creio que alguns podem realmente estar nesta intenção. Mas fica para eles e para todos nós, que nossa natureza caída (Resumindo-se no orgulho) nestes momentos tende a tomar conta a ponto de sair pelos poros, sensação de poder, de superioridade e de ser servido e não exatamente em servir.
E este chapéu não serve apenas para servidores e ou políticos. Serve para o comerciante que faz sucesso, para a dona de casa, para quem passou no vestibular, para quem acabou de se formar, para os funcionários e autoridades do poder judiciário, profissionais da área da saúde etc. TODOS.
Humildade e disposição para servir, receita para ser feliz e para quem almeja um mundo mais justo e digno para todos.
Utopia? Talvez, mas se você fizer sua parte certamente algumas pessoas viverão com mais dignidade, você receberá de Deus a recompensa e esta recompensa dinheiro nenhum, poder nenhum, fama nenhuma pode dar. É a verdadeira paz, que está naquele que deu o exemplo, morrendo para que nós pudéssemos ter vida, Jesus Cristo.
Jesus não precisava, mas veio para nos dar vida!
E eu e você, vamos viver este ano de 2013, 14, 15... para o bem de quem?


Pr. Edson Brandalize

Nenhum comentário:

Postar um comentário