sábado, 5 de janeiro de 2013

Há tempo para tudo, menos para uma!

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
(Lucas 10: 38-42)

Ontem à noite quando apaguei as luzes para dormir comecei a pensar em alguns irmãos e irmãs de nossa igreja. Nas suas habilidades, dons, necessidades etc., e na medida que via as necessidades, orava por eles. Entre outras pessoas e situações lembrei-me de um casal que teriam um grande desafio neste final de semana, nada de sofrimento, ao contrário, receber um número enorme de familiares, aquelas festas de família.
É notório na vida de algumas pessoas uma certa dose de  estresse a mais que a média. É o caso da mulher da situação acima. Uma joia de pessoa, serva, querida etc etc, mas um pouco ansiosa demais. Pensei nela e orei. Pois bem, não é que sonhei com a situação depois! No sonho lembrei dela e da passagem do texto de hoje, Jesus na casa com Marta e Maria. No sonho disse para mim mesmo, “preciso fazer um devocional desta passagem”. Ainda no sonho indaguei “será que os PHDs irão concordar com a aplicação?” Houve então uma pequena discussão com eles, mas isso eu talvez conte outra hora.
Jesus estava colocando as prioridades no lugar. Marta e Maria amavam a Jesus, mas demonstravam naquele momento isso de maneira diferente.
A nossa irmã aqui da igreja ama ao Senhor, isto é notório em sua vida, mas ela talvez sem saber sofre por ser um pouco ansiosa demais com as coisas que precisam ser feitas. Eu também luto um pouco com isso, então sei do que estou falando. Há tempo para tudo e o estresse e ansiedade via de regra se manifestam quando queremos uma, duas ou várias coisas para o mesmo tempo e o tempo é escasso. Há tempo para tudo menos para uma, sempre é tempo para Jesus.
Olhe para sua vida e veja quantas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Se não tomarmos cuidado vamos amar Jesus no estilo Marta tão somente, e isto pode ser perigoso. Que existem coisas que precisamos fazer isto é óbvio, mas há tempo para tudo, ordem para tudo e para que não nos percamos no contexto em que vivemos, precisamos ter a disposição de Maria.
Dê uma pausa! Relaxa (como diz um dos meus genros). Só não relaxe tanto, heim. Lembre-se que nós não somos os únicos capazes, e nosso “jeitão” de fazer as coisas não é necessariamente o ideal para todos e você não precisa fazer tudo nem sentir “tanta” responsabilidade assim. Faça o teu melhor para Deus, mesmo que seja algo que beneficie outros, não se preocupe tanto com a aprovação dos outros, preocupe-se com a avaliação divina. O estresse e a ansiedade costumam ser mais severos na medida em que nos preocupamos com o resultado aos olhos dos outros e com uma necessidade interior de satisfação pessoal (eu luto com esta última parte).
Muitos sofrem porque cobram muito de si mesmos, possivelmente imaginando e temendo uma cobrança dos outros, que via de regra nem existe. Relaxa!
Lembre-se que o importante é a aprovação de Deus e com Deus não tem nada fora do tempo, nada de estresse, nada de ansiedade. Vem na medida certa, no tempo certo e com a capacitação necessária. Já estou ansioso por um final de semana “relaxado”, no bom sentido é claro.
Deus nos abençoe.

Pr. Edson Brandalize

Nenhum comentário:

Postar um comentário