quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fé no Deus Vivo x Confiança no Abraço do Poste.


"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele." João 14.21

Que a Palavra de Deus é poderosa nós todos sabemos. Ela não volta vazia, produz o efeito que Deus deseja no coração do homem. Espero que algumas frases, (versículos) bíblicos que vemos por aí sejam frases que estejam sendo usadas dentro do seu devido contexto, ou seja, que as pessoas que fazem uso delas saibam o que de fato a frase quer dizer e que tipo de promessa ela realmente é. Porque usar versículos de promessas fora de contexto pode se assemelhar em muito a mera superstição. 
Com a revolução e evolução tecnológica podemos observar muitos desses versículos sendo usados nas redes sociais. No meu caso que tenho uma quantidade razoável de amigos cristãos, a quantidade de frases é espantosa. Por um lado é bom, mas por outro lado fico preocupado. 
“não temas porque eu sou contigo”; “tudo posso naquele que me fortalece”; “sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”; (poderíamos ir longe aqui). Nestes casos quase sempre vem com uma foto que eleve mais ainda a emoção/confiança. (e se for nos e-mails vem com aquela frase: “ligue o som” aí vem aquela música que contribui ainda mais com as emoções – e se um animal aparecer na história aí sim nada mais poderá conter as lágrimas). 
A poucos dias eu estava em frente a loja de minha filha e observávamos uma igreja que ficava (já fechou “novamente”) no outro lado da rua. A igreja ficava aberta durante todo o dia. O pastor estava lá dentro deitado num banco, ou estava no carro escutando rádio ou até mesmo dormindo no carro. Quando chegava alguém lá de vez em quando, o pastor imediatamente começava a orar em voz alta. A pessoa entrava não ouvia a palavra e ficava ouvindo a oração que durava em média uns 10 minutos. 
Não quero e não posso julgar a fé de ninguém, mas minha filha perguntou para mim: “pai, estas pessoas são consoladas, elas sabem o que estão fazendo, Deus age nelas etc”. Eu respondi que se elas estão comprometidas com Jesus a misericórdia de Deus pode atuar. Mas que tudo ali “parecia” mais com uma espécie de superstição. Eu falei para minha filha que não é difícil convencer uma pessoa que quando ela tiver algum problema, basta ela se abraçar ao primeiro poste que encontrar que Deus vai ajudar. Eu sei que você pode achar isto um exagero, mas quantos milhares de brasileiros não estão passando pelo sal grosso; colocando copo de água em cima da Tv; comprando toalha com suor; sabonete ungido; água santa ou benta, etc etc etc.
Argumentos como: sinceridade de quem está buscando, desejo verdadeiro de quem pratica etc, são usados para se tolerar tais atitudes, mas não sei não! 
Estas coisas, mesmo o uso de versículos bíblicos fora de contexto se assemelham em muito à superstição e aos aconselhamentos/tratamentos meramente/unicamente psicológicos. Não produzem poder duradouro e não provém da fé verdadeira e ao se depararem tais pessoas com provações maiores serão derrotadas novamente. Tais artifícios são incapazes de produzir segurança eterna, a segurança que capacita a não somente vencer todas as provações, mas como também a que trás contentamento. Este estilo de vida que se estriba em superstição e ou indução psicológica apenas, não produz nenhum tipo de sabedoria. Aquela sabedoria que vem do alto e que busca as coisas do alto.
Resumo da ópera: usar versículo fora do seu contexto achando e crendo neles se assemelha em muito a dar um abraço num poste crendo que tudo se resolve por ali e que estará seguro pelos próximos, digamos dois dias no máximo.
"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele."
Do que mais precisamos?

Pr. Edson Brandalize

Nenhum comentário:

Postar um comentário