sábado, 5 de março de 2011

A Vitória do Rei Ezequias





Estudo sobre: 2°Crônicas 29 e 2°Reis 18

A bíblia nos conta sobre o Rei Ezequias de Judá era filho de Acaz (que havia feito o que era mal perante o senhor, sacrificou seu próprio filho a ídolos ao deus maloque, fechou as portas do templo e acabou com a celebração da páscoa), porém a bíblia diz que Ezequias fez o que era reto perante o senhor segundo seu pai Davi
A bíblia também diz que Ezequias era filho de Abias, filha de Zacarias que era temente a Deus.
É provável que a mãe instruiu o filho nos caminhos do Senhor.

Sabe o que podemos aprender com isto?

1 – Aprender com os erros dos outros

E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas. 2°Crônicas 29:5-6

Ele era o rei, assim como o seu pai ele podia fazer o que bem entendesse.
No primeiro mês do seu reinado, ele abriu as portas da Casa do Senhor, trouxe os levitas para purificar o templo e restabeleceu a celebração da páscoa.
Será que temos aprendido com os erros dos outros? Também não temos vários exemplos do que acontecem com as pessoas que se desviam do caminho do Senhor.
Muitas vezes outras pessoas nos dão conselho sobre situações que passaram e se deram mal, o que fazemos com estes conselhos? Nós aprendemos com eles, ou achamos que isto só acontece com os outros.
Ezequias podia pensar simplesmente que seu pai foi infeliz, mas se ele fizesse as mesmas coisas, com ele seria diferente, porque ele era mais esperto.
Já viram gente com o pé no mundo, achando que é esperto o suficiente para não cair inteiro dentro dele, gente que não aprende com os erros dos outros.

No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.
Assim foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu. 2 Reis 18:5-7

Depois de corrigir os erros de seu pai ele confiou em Deus de maneira que depois dele não houve semelhante entre os reis de Judá e se rebelou contra o rei da Assíria Senaqueribe não querendo pagar os impostos (Judá pagava impostos para Assíria desde o tempo do Rei Acaz que havia pago alto valor para que recebesse proteção, mas teve de continuar pagando para que não fosse invadida pela própria Assíria)

Sabe o que podemos aprender com isto?

2 - Quem confia em Deus não fica sob o domínio do Inimigo

Ezequias havia feito tantas coisas boas não é, não havia necessidade de mexer com fogo, se serviram até então a Assíria, não ia ser o fim do mundo continuar servindo. Era uma posição cômoda não ter que desafiar um dos maiores exércitos daquele tempo.
Às vezes nós aceitamos esta posição cômoda de servir a Deus e o mundo. Porque às vezes consideramos o mundo muito forte para resistir (não tem jeito, é impossível) e esquecemos o que a palavra de Deus diz: maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
Ezequias confiava em Deus, só aceitava servir a ele, mesmo que isto trouxesse preocupações, mesmo que isto o levasse a morte, ele daria a vida e você? Serve apenas a Deus mesmo que isto te cause preocupações, mesmo que você tenha que pagar um alto valor em uma multa em vez de dar um jeitinho com o guarda, será que você aceita a tirar uma nota ruim em uma prova em vez de arrumar uma colinha.

Após Ezequias deixar de servir a Assíria, começaram os problemas dele, porque quando você serve o inimigo ele não se preocupa com você, mas quando você toma uma atitude de se libertar, quando você começa a pensar que pode ser livre, ai ele começa a investir, Senaqueribe não ia deixar aquela afronta passar em branco, (quem que este povo ta pensando que é? Se começar assim, daqui a pouco vão ter outros povos pensando que podem ser livres).
Senaqueribe mandou mensageiros para quebrar os corações dos moradores, Rabsaqué começou a contar vantagem em judaico (para que todos entendessem) sobre o que haviam feito as outras nações

Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém da minha mão? 2 Reis 18:35.

Da mesma forma diabo também tenta te desanimar quando você não aceita servi-lo (quem que esse ai pensa que é? Sempre foi crente Raimundo)
E sabe o que aconteceu com Ezequias?

E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz. 2 Reis 19:3

Ficou desanimado, ficou angustiado

Sabe o que podemos aprender com isto?

3 - Que mesmo um homem de Deus pode ficar desanimado

Tem gente que acha que vida crista é só alegria.
Ezequias chegou ao ponto de pedir desculpas ao Rei da Assíria, ele havia feito tudo certo e a coisa tava feia pro lado dele, talvez ele estava começando a duvidar que Deus iria ajudá-lo, o coração dele devia estar cheio de dúvidas.
Da mesma forma em nossas vidas, às vezes, vamos fazer as coisas certas e de repente parece que as coisas não estão dando certo, estamos confiando em Deus, mas não conseguimos entender o que esta acontecendo e nem ver a mão de DEUS naquela situação.
Ezequias da mesma forma que a gente, não havia visto o mar se abrir e nem a água do jordão ter sido cortada, ele viveu em um tempo que as pessoas estavam servindo a outros deuses, não era fácil para ele continuar firme, ele não tinha mais motivos do que eu e você para continuar tendo fé.

Quando Ezequias começou a ter força para resistir, fechando as brechas do muro, tampando as fontes e se preparando para a guerra.
Como se não fosse o suficiente, o Rei Senaqueribe envia uma carta dizendo: (Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria.)
Sabe o que Ezequias fez diante disto

E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, ó SENHOR, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus. 2 Reis 19:15-19

Sabe o que podemos aprender com isto?

4 – A coisa ta feia? Você não sabe mais o que fazer? Clame e espere em Deus.

Ezequias não havia ficado parado, ele estava se preparando para guerra, ele fez o que estava ao seu alcance, porém a Assíria era mais forte do que ele, e a cada dia aumentava a angustia de saber que as pessoas que ele amava poderiam ser mortas de maneira brutal.
Você está triste? o coração esta doendo? Parece que o seu problema não tem mais jeito? Você não pode fazer mais nada para resolver ele?
Clame e espere em Deus.
(Falar é fácil, se você estivesse no meu lugar, eu queria ver!)
Realmente não é fácil, não foi fácil para Ezequias.
Se fosse fácil esperar em Deus, não teríamos tantos Cristãos quebrando a cara, agindo quando é ora de esperar.
A questão é que cada um tem as suas lutas, e ninguém simplesmente vai trocar de lugar com o outro.
É fácil? Não.
Mas você quer ter vitória?
Clame e espere em Deus

E agora para finalizar, sabe o que aconteceu com Ezequias? ele ficou feito um coitado até a ultima hora esperando e foi derrotado?

Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.
E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações. Cronicas 32:21-23

Ezequias não teve nem o trabalho de levantar a espada e nem um de seus homens tiveram que arriscar as suas vidas, mas o próprio Deus enviou um anjo, foram derrotados 185 mil homens.

Sabe o que podemos aprender com isto?

5 – Quem confia em Deus, não perde a batalha.
Sabe Por que?

Por que Deus peleja pelos seus.
Enquanto o “grande Senaqueribe” saiu com o rosto coberto de vergonha e acabou sendo morto pelos próprios filhos, Ezequias foi enaltecido a vista de todas as nações.
E é por isso que vale a pena aprender com os erros dos outros, é por isso que vale a pena se libertar do domínio do inimigo, é por isso que vale a pena suportar a angustia por fazer a coisa certa, é por isso que vale a pena esperar em Deus.
Porque mesmo Deus sendo tão poderoso, ele é um Deus que nos ama e trabalha por aqueles que nele esperam.

2 comentários:

  1. Glorias a DEUS,como amo servir a este tão grande DEUS. Belo estudo,gostei muito,muito útil para mim. Obrigada e fiquem todos na paz :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Deus falou profundamente comigo. Essa passagem sobre a vida de Ezequias fala tanto comigo, que todas as vezes que leio é uma perspectiva diferente.

    ResponderExcluir