quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tudo ou sobras!


Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.” Lucas 21.1-4 

Ao estudarmos a Palavra de Deus ficamos realmente impressionados com Jesus. Ele simplesmente vê tudo, percebe tudo, tem noção exata de tudo, inclusive das motivações de nosso coração. No texto bíblico acima não podemos nos restringir às questões de dinheiro tão somente. Jesus não está tratando da questão do dízimo e da oferta financeira tão somente aqui. A ênfase é outra. 
Precisamos pensar em “quanto da minha vida estou dando ao Senhor.” Vivemos dias de extrema correria, seja no trabalho, em casa, em tudo. Eu preciso meditar no tempo que estou dedicando ao Senhor, ver se não estou lhe dando as sobras do tempo. Caso não nos cuidemos, o nosso trabalho, família, etc, muito provavelmente irão nos esgotar. Tem a ver com a contribuição financeira também, sim – claro que tem – não podemos devolver para Deus as sobras, valores insignificantes e ou somente aquilo que “com certeza não fará falta”. Creio que não é preciso nada de fé para dar sobras ou aquilo que não fará falta. 
Além do tempo e dinheiro outras coisas são importantes, tais como a capacidade a serviço do reino, profissão a serviço do reino, renúncia em prol do reino, trabalhos extras para o reino. Como pastor já percebi que, ainda que poucos, existem aqueles que para se envolverem em “coisas” fora do reino não tem muita dificuldade, mas quando se fala em ministério, serviço, tempo, contribuição – Ah! Que dureza. Marque uma pescaria com os homens e marque um ensaio para apresentação de uma peça teatral evangelística na igreja! Pronto – já vamos ver a enorme diferença. E vocês mulheres não são muito diferentes não, basta ver a frequência ao jantar de encerramento do grupo das mulheres no final de ano e as reuniões semanais. É claro que a maioria são de bons exemplos, mas alguns precisam crescer. Às vezes penso em crentes “bonsai” (árvores de idade avançada, mas miniaturas) – seriam aqueles velhos na caminhada, mas que não crescem. São bonitinhos, mas não dão frutos e só servem mesmo para enfeite. 
Fiquei assustado quando perguntei um dia desses quantas das mulheres do grupo já tinham lido a Bíblia toda – capa a capa. Algumas com mais de uma década de conversão nunca tinham lido. É assustador, para não dizer trágico – a falta de interesse (tempo como desculpa de algumas) para isso. 
Sobras. Que a sua vida não seja caracterizada pelas sobras para Deus. Existe um equilíbrio para tudo – procure achar. Existe um mínimo, creio que sim, mas não vá por ele – procure dar o máximo de si. 
Outro detalhe muito importante, não faça nada por ambição egoísta (livro de Tiago). Por quê? Porque Deus sonda o coração e vê as motivações. Se a motivação for errada, por melhor que seja – diante de Deus não terá valor. A oferta da viúva foi de fato pequena. Será que foi mais fácil para ela, porque dar centavos para quem já tem pouco mesmo não faz diferença? Não é mais fácil não, além do que Jesus não olhava o valor em si, mas o coração daquela mulher. 

1) Você está satisfeito com a Sua dedicação ao Senhor e para com as coisas do reino de Deus?
2) Quando Deus pede algo, qual a sua reação?
3) Você já entendeu que tudo que você tem e que você é foi Deus quem te deu?
4) Você realmente se preocupa em agradar a Deus? Ou sua preocupação é maior com você mesmo e as coisas ao seu redor?
5) Tem alguma sobra na jogada ou nem isto? O que você vai fazer?

Somente buscando conhecer a Deus e o plano dEle para nossas vidas é que vamos conseguir agrada-lo. Conheceremos através da meditação na Sua Palavra e na oração. É difícil imaginar alguém alcançando maturidade somente orando de vez em quando. Não existe atalho! Meditação na Palavra e muita oração. Peça ajuda para o próprio Deus – mas lembre-se: este milagre começa com uma decisão sua agora, qual será?
Se você tem em Deus encontrado plena satisfação, ótimo. Continue dedicado ao Senhor e à Sua obra, persevere, não desista, mantenha-se confiante, pois a recompensa é certa e boa – Jesus garante que vale cada esforço.

Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo Jesus, vim agradecer a visita e dizer que seu blog é muito edificante, mensagens exortativas na medida certa, contudo consoladoras, que é importante, pois demonstrar a misericórdia pelo próximo é também amar a Deus e obedecer o segundo mandamento que é amar ao próximo.

    Esse post está excelente, que todos que acessarem seu espaço, saiam daqui edificados.

    P.S. Gostaria de recomendar para visita, o blog do irmão J.C., estudos abençoados e mensagens polêmicas, porém abençoadoras.
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Já te seguindo, com alegria no coração!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir