terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Retendo Quanto!

“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Mateus 13.1-9

Estes dias estava conversando com um amigo e ele me contou que quando ele era novo de conversão ele teve a nítida impressão de que aquilo que o pastor pregava nos cultos aos Domingos não era levado a sério por uma boa parte da congregação. Era uma igreja de uns 800 ou mais membros. Este meu amigo conhecia uma grande parte das pessoas da igreja. Perguntei o porque que ele desconfiava de que não levavam a sério e ele disse que as pessoas simplesmente não viviam no seu dia a dia as virtudes cristãs mais comuns sequer. Além do mais não percebia quebrantamento, testemunhos etc. 
Este meu amigo ainda me contou que foi conversar a respeito do assunto com o Pastor, homem experiente, idoso, calejado, cheio de fé e amor pelo rebanho. Não foi fazer uma queixa ou uma crítica, sua preocupação era que a Palavra era pregada de acordo com a Bíblia, percebia o esforço e preparo do pastor mas não via na maioria das pessoas uma recepção que atingisse o coração. Por quê pastor? Foi a pergunta.
O pastor lhe respondeu: “Jovem eu não me iludo com isso. Sei que uma parte considerável é assim mesmo infelizmente. Vai Domingo após Domingo, vai ano, entra ano e alguns nitidamente não saem do lugar, continuam iguais, quando não pioram. Infelizmente aquilo que Jesus antecipou a mais de dois mil anos se concretiza também em nossa igreja. Eu imagino que estou pregando para uns 30% dos que estão me ouvindo. Os demais se encaixam na parte negativa da parábola do semeador.” 
Estamos em mais um final de semana e o desafio que lanço para todos é que não entrem na estatística negativa, pois ela é uma realidade, triste realidade. Ir a igreja e sair tal como entrou não faz o menor sentido. Ler a Palavra e não ser transformado, tocado por ela não faz o menor sentido. Orar e não ser consolado não faz o menor sentido. Isto não é vida cristã genuína. Cristão genuíno tem sede de Jesus, ele ama a Jesus mais do que toda e qualquer coisa ou pessoa. Ele não sobrevive sem Jesus. Cristão genuíno não vai ao culto por outro motivo que não seja Deus. Cristão genuíno quer mais de Deus. 
Não deixe o inimigo roubar isto de você, por favor. Alguns já esfriaram tanto que até para ir a igreja já é uma luta e se hoje você luta saiba que você vai chegar ao ponto de nem sequer lutar mais, volte enquanto há tempo. Volte-se com ardor, com sede, arrependido, desejoso por saber mais de Deus. Leia a Bíblia para conhecer mais de Deus; vá ao culto para conhecer mais de Deus, para prestar culto. Lembre-se que o culto é para Deus e não para você. Aceite a Palavra e permita ela frutificar em seu coração, não permita que de alguma maneira o inimigo roube ela de você. 

A Palavra de Deus é a verdade, não permita que as mentiras do inimigo roubem ela de você. Verdade significa que é vida, genuína, perfeita, viva e eficaz e que nada se sobrepõe sobre Ela. Não deixe de ir, não deixe de ouvir, mas deixe a Palavra frutificar. Deus nos abençoe nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário