quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Você Tem Certeza, Você e Deus?

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”(Mateus 6.6 – NVI)

Muitos estão perdendo tesouros e deixando de acumular tesouros. Somos exortados a buscar a Deus constantemente em uma vida de oração. Fazemos isso, ao menos mais intensamente, de acordo com as necessidades. Jesus está nesta perícope nos ensinando a orar. Não se trata de posição ou lugar exatamente, mas princípios fundamentais.
Neste versículo Jesus fala em oração pessoal, você e Deus tão somente. Quantas vezes eu me peguei orando “meio que desconfiado” da presença de Deus, ou “meio que desconfiado” de que Ele estaria de fato ouvindo. Calma, sei das verdades bíblicas, mas estou referindo-me a viver a experiência (literal) de que Jesus fala desta virtude cristã que é a oração. Eu e Deus a sós, sem ninguém mais. Também algumas vezes “meio que desconfiando”, “será que que Deus com tantas pessoas tem tempo para mim”? Entenda, não foram pensamentos assim que vieram-me à mente, mas meu coração dizia isto algumas vezes, simplesmente porque eu não conseguia ficar na literalidade de um momento entre meu coração e Deus, a sós num quarto.
Jesus fala em ficar a sós num quarto e muitos, inclusive eu, já falaram num lugar para poder ficar mais “sossegado”, sem interrupções etc. Não que isto esteja errado, mas é bem mais do que isso que Jesus está se referindo. A Palavra grega traduzida para o português para quarto, era empregada para designar uma espécie de sala-depósito onde podiam guardar os tesouros. Imagino que você já entendeu! Isto implica que pode ser que seja no “quarto Íntimo” em que o cristão ora, é que estejam a disposição tesouros imensuráveis, lá neste lugar podemos receber tesouros vindos de Deus, que são respostas de amor à nossa petição. Lá no silêncio do nosso coração, que somente Deus vê, tesouros de consolação, de fortalecimento, de discernimento, de sabedoria, de ânimo, de capacitação, de paz, de direção, tesouros de amor. Existe uma fonte inesgotável deste tesouro, tesouro de poder, de graça e misericórdia. Um tesouro que tem poder para curar, para livrar, para socorrer, para dar alívio e direção.
Você e Deus a sós! “...Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”. Neste momento uma multidão de pessoas está orando a Deus. E não tenho dúvidas que isto se dá nas 24 horas do dia, dia após dia sem parar. Mas quando você entrar no seu quarto e quando você começar a orar lembre-se que é com Deus que você estará falando. E sendo Deus, Ele estará tratando você individualmente o tempo todo durante o tempo que for necessário. Você e Deus. Isto não é um exercício mental, é uma realidade para quem confia em Jesus. É experimentável e os tesouros estão lá. Lamentável que muitos sofrem e não conhecem o caminho para o tesouro.
Você tem certeza, você e Deus?
Crente em Jesus! Você tem sido confortado por este momento de intimidade com Deus?
O grande perigo não está em somente fazer orações em piloto automático em ocasiões habituais, seja antes das orações, antes de dormir, antes de viajar etc.
Existe um perigo ainda maior: o cristão não conseguir ficar a sós com o seu Pai, não derramar seu coração diante dEle e não experimentar o maior tesouro: o agir de Deus em nós, através de nós e por nós.
Deus nos abençoe. 

Pr Edson Brandalize


Nenhum comentário:

Postar um comentário