terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Deus vê, ótimo para nós!

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
(Lucas 6.43-45. NVI)

Lá no livro de Jeremias (17.9) Deus diz que “O coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto”. E lá em 1 Samuel (16.7) Deus diz que “O homem vê o exterior, Deus vê nosso coração. Sendo a Bíblia um livro Infalível e Inerrante, então a situação do homem não é nada boa diante de Deus. O coração do homem é enganos, corrupto e Deus está vendo isso, alheio ao homem que não percebe.
Na passagem bíblica de hoje Jesus não está fazendo ameaças. Nós homens costumamos fazer julgamentos de pessoas pelo que elas falam, e temos uma certa razão nisso, afinal como avaliar? Mas eu gosto da maneira como Jesus coloca as coisas para nós. O que Jesus está deixando claro é que o tesouro que está no coração é quem vai determinar a vida que temos. E que o julgamento de Deus é pelo que está no coração, ou seja, nossas motivações, que advém do tesouro. Como Deus já falou que nosso coração é naturalmente corrupto e enganoso, estamos em apuros!
Nosso coração é o lugar dos desejos, das paixões, das inclinações, da vontade. Sendo assim é o lugar que deve ser guardado de maneira especial. Mas como? Ele é corrupto! E como será um coração enganoso, um coração corrupto e o que significa isso? É o coração daquele que ainda não foi transformado pelo próprio Deus. É isso mesmo, ou seja, o homem precisa de uma intervenção de Deus para quebrar, para transformar este coração endurecido, incrédulo, muitas vezes amargurado, rancoroso, falso, insaciável, hipócrita, mentiroso, com pensamentos imorais, pensamentos impuros etc. que de alguma maneira se manifesta, produzindo maus frutos devido as coisas más do coração.
Deus é o único que pode transformar este coração. Deus deseja transformar este coração em um coração sensível ao próprio Deus, um coração com pensamentos elevados de Deus, da Sua moral e da Sua ética, um coração dependente e submisso a Deus, um coração que crê e confessa a Sua Palavra e a Jesus a quem Deus enviou, um coração fiel, bondoso, reto, feliz e com muita paz.
Deus quer quebrantar o seu coração, esse coração quebrantado Deus não desprezará. Pois perto está o Senhor daquele que tem o coração quebrantado, transformado. Disponha seu coração para Deus o moldar à semelhança de Jesus Cristo. Só assim, Cristo crescendo em nós e nós diminuindo é que estaremos agradando a Deus. Só assim produziremos bons frutos, porque em nosso coração estará (literalmente) o Senhor Deus, habitando em nosso coração. Deus é o único que pode dar um coração novo.
Ainda bem que Deus vê nosso coração, ótimo para nós, pois só assim Ele pode quebrantar e dar um novo coração. Um coração que adore ao Senhor em Espírito e em verdade, um coração novo que clama a Deus em total confiança e submissão.
É preciso uma mudança de natureza, algo que só Deus pode fazer e o caminho para esta transformação tem nome, Jesus! E a conquista Jesus já obteve, foi a vitória na cruz do calvário, Ele morreu naquela cruz, mas venceu a morte e ressuscitou e nós obtemos esta mesma vitória em nossas vidas recebendo Jesus em nossas vidas pela fé.
Como está seu coração?
A quem ele obedece?
Quem reina em seu coração?
Seu coração está disposto a continuamente ser moldado e mudado pelo Senhor?

Quanto mais Jesus reinar no coração do homem, 
mais este homem parecerá com Jesus! “...porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.



Deus nos abençoe.


Pr Edson Brandalize



Nenhum comentário:

Postar um comentário