sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UM TIRO NO PÉ!


“Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.” Salmo 73.1-3
“Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor!” Salmo 73.17-19


Em 1971 minha família morava em Laranjeiras do Sul. Nossa casa ficava distante umas cinco quadras da rua de asfalto mais perto e como era uma rua bastante movimentada, quando chovia ficava lisa como sabão. Um dia depois de uma chuva muito forte minha mãe me mandou até a mercearia comprar algumas coisas. E lá fui eu com a minha bicicleta aro 26 pneu “lingüiça”. Traduzindo para vocês mulheres significa pneu bem fininho. Na volta com aquele piso “coisa mais linda” aquela lama fininha, lisa e brilhante, pensei: “o que acontece se eu frear”. Como sempre fui, não fiquei sem resposta, botei o pé no freio e foi a última coisa que lembro, pois nem vi como caí. O tombo até que não foi nada, difícil mesmo foi agüentar a gozação dos mecânicos da oficina que ficava em frente onde caí, pior, todos conhecidos. 

No Salmo 73 o autor diz que seus pés quase tropeçaram, por pouco não escorregaram, porque teve inveja. A inveja é um “tiro no próprio pé.” Ela faz mal para quem tem e possui como agravante de que este escorregar significa sair da segurança da presença de Deus. Amargura, uma espécie prisão em relação aos outros. Muitas vezes sofrimentos físicos, abatimentos de espírito etc. Tem um ditado popular que diz que “inveja mata”. Ela pode matar mesmo, aos poucos ela degenera a visão correta da vida e de Deus. A inveja é algo terrível, principalmente porque a inveja é o mesmo que dizer para Deus que não tem o suficiente. Invejar é não estar contente com o que possui. Inveja na Bíblia é característica dos ímpios, que são aqueles que desprezam a Deus e se acaso não se renderem a Cristo um dia, perecerão eternamente.

Almejar um trabalho que lhe dê dignidade, estudar para poder produzir e ganhar mais, usar da inteligência que o próprio Deus concedeu, fazer o trabalho com zelo deixando a preguiça de lado – tudo isto com a motivação correta é saudável. 
Mas é necessário contentamento. Contentamento é o reconhecimento de que Deus está no controle de nossas vidas e o que tenho recebido lhe Ser grato. A ambição egoísta e a inveja não podem ser motivação para buscar recursos. 
Pv 15.16 “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação.”
1 Timóteo 6.6 “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,”

O salmista percebeu quando “entrou no Santuário”, viu a vida como Deus vê, esteve com Deus e foi orientado por Ele, ele percebeu que a vida sem Deus e a busca desenfreada por ter coisas sem Deus no “negócio” é uma pista escorregadia, diferente um pouco da rua em que caí. Porque eu arrisquei e poderia não ter freado e muito bem (limpo) ter chego em casa e ainda não ter passado vergonha. Já o ímpio que busca “ter” e ter cada vez mais por pura ambição egoísta - não terá outro caminho a não ser a queda, a queda é certa. Sua queda será terrível como o próprio Salmo descreve. 
Nossa segurança está em Jesus. Vamos continuar trabalhando com afinco em casa, no trabalho fora, vamos estudar mais se for preciso, vamos cuidar para não nos acomodar e perder oportunidades que o próprio Deus pode estar disponibilizando. Para segurança e discernimento com tudo isto é preciso intimidade com o Senhor Jesus que se dará pela oração e meditação na sua Palavra.

Hebreus 13.5 “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:” Nunca o deixarei, nunca o abandonarei ““.


Pr Edson Luis Brandalize


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tudo ou sobras!


Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.” Lucas 21.1-4 

Ao estudarmos a Palavra de Deus ficamos realmente impressionados com Jesus. Ele simplesmente vê tudo, percebe tudo, tem noção exata de tudo, inclusive das motivações de nosso coração. No texto bíblico acima não podemos nos restringir às questões de dinheiro tão somente. Jesus não está tratando da questão do dízimo e da oferta financeira tão somente aqui. A ênfase é outra. 
Precisamos pensar em “quanto da minha vida estou dando ao Senhor.” Vivemos dias de extrema correria, seja no trabalho, em casa, em tudo. Eu preciso meditar no tempo que estou dedicando ao Senhor, ver se não estou lhe dando as sobras do tempo. Caso não nos cuidemos, o nosso trabalho, família, etc, muito provavelmente irão nos esgotar. Tem a ver com a contribuição financeira também, sim – claro que tem – não podemos devolver para Deus as sobras, valores insignificantes e ou somente aquilo que “com certeza não fará falta”. Creio que não é preciso nada de fé para dar sobras ou aquilo que não fará falta. 
Além do tempo e dinheiro outras coisas são importantes, tais como a capacidade a serviço do reino, profissão a serviço do reino, renúncia em prol do reino, trabalhos extras para o reino. Como pastor já percebi que, ainda que poucos, existem aqueles que para se envolverem em “coisas” fora do reino não tem muita dificuldade, mas quando se fala em ministério, serviço, tempo, contribuição – Ah! Que dureza. Marque uma pescaria com os homens e marque um ensaio para apresentação de uma peça teatral evangelística na igreja! Pronto – já vamos ver a enorme diferença. E vocês mulheres não são muito diferentes não, basta ver a frequência ao jantar de encerramento do grupo das mulheres no final de ano e as reuniões semanais. É claro que a maioria são de bons exemplos, mas alguns precisam crescer. Às vezes penso em crentes “bonsai” (árvores de idade avançada, mas miniaturas) – seriam aqueles velhos na caminhada, mas que não crescem. São bonitinhos, mas não dão frutos e só servem mesmo para enfeite. 
Fiquei assustado quando perguntei um dia desses quantas das mulheres do grupo já tinham lido a Bíblia toda – capa a capa. Algumas com mais de uma década de conversão nunca tinham lido. É assustador, para não dizer trágico – a falta de interesse (tempo como desculpa de algumas) para isso. 
Sobras. Que a sua vida não seja caracterizada pelas sobras para Deus. Existe um equilíbrio para tudo – procure achar. Existe um mínimo, creio que sim, mas não vá por ele – procure dar o máximo de si. 
Outro detalhe muito importante, não faça nada por ambição egoísta (livro de Tiago). Por quê? Porque Deus sonda o coração e vê as motivações. Se a motivação for errada, por melhor que seja – diante de Deus não terá valor. A oferta da viúva foi de fato pequena. Será que foi mais fácil para ela, porque dar centavos para quem já tem pouco mesmo não faz diferença? Não é mais fácil não, além do que Jesus não olhava o valor em si, mas o coração daquela mulher. 

1) Você está satisfeito com a Sua dedicação ao Senhor e para com as coisas do reino de Deus?
2) Quando Deus pede algo, qual a sua reação?
3) Você já entendeu que tudo que você tem e que você é foi Deus quem te deu?
4) Você realmente se preocupa em agradar a Deus? Ou sua preocupação é maior com você mesmo e as coisas ao seu redor?
5) Tem alguma sobra na jogada ou nem isto? O que você vai fazer?

Somente buscando conhecer a Deus e o plano dEle para nossas vidas é que vamos conseguir agrada-lo. Conheceremos através da meditação na Sua Palavra e na oração. É difícil imaginar alguém alcançando maturidade somente orando de vez em quando. Não existe atalho! Meditação na Palavra e muita oração. Peça ajuda para o próprio Deus – mas lembre-se: este milagre começa com uma decisão sua agora, qual será?
Se você tem em Deus encontrado plena satisfação, ótimo. Continue dedicado ao Senhor e à Sua obra, persevere, não desista, mantenha-se confiante, pois a recompensa é certa e boa – Jesus garante que vale cada esforço.

Deus nos abençoe!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Antropocentrismo x Teocentrismo! Natal - Nasceu o Redentor!


Até no Natal se não tomarmos cuidado vamos querer ser o centro da atração. Natal é o nascimento de Jesus, Deus filho, Filho de Deus que veio ao mundo, não apenas nasceu, mas veio ao mundo, se encarnou. Muito mais que um dia onde a história de sofrimento de muitos culminou, o Natal é o dia onde a verdadeira história de amor e sofrimento começa. Amor porque Deus enviou seu Filho amado, sofrimento porque Jesus veio para dar Sua vida em resgate de muitos. Sofrimento e dor inigualáveis. apesar de estarem na galeria da fé de Hebreus 11, muitos destes personagens tiveram uma participação muito importante, mas a história verdadeira começou no Natal e não apenas culminou.
Não há como comparar o que Jesus fez com nada com que o homem tenha feito. Deus sempre foi o centro, Sua glória e nosso alvo e nós, apesar de podermos exercermos fé e sermos obedientes a Ele, não passamos de servos inúteis, como falou o próprio Senhor Jesus. A Deus toda a glória!
Natal, nascimento do Messias que veio para dar Sua vida em resgate de muitos. Ao redentor toda nossa gratidão! Natal, dia para celebramos o nascimento do Cristo de Deus e meditarmos em quem somos sem Deus e no grande amor de Deus por nós.

Deus abençoe a todos e um Feliz Natal com os olhos voltados para Jesus!

Retendo Quanto!

“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Mateus 13.1-9

Estes dias estava conversando com um amigo e ele me contou que quando ele era novo de conversão ele teve a nítida impressão de que aquilo que o pastor pregava nos cultos aos Domingos não era levado a sério por uma boa parte da congregação. Era uma igreja de uns 800 ou mais membros. Este meu amigo conhecia uma grande parte das pessoas da igreja. Perguntei o porque que ele desconfiava de que não levavam a sério e ele disse que as pessoas simplesmente não viviam no seu dia a dia as virtudes cristãs mais comuns sequer. Além do mais não percebia quebrantamento, testemunhos etc. 
Este meu amigo ainda me contou que foi conversar a respeito do assunto com o Pastor, homem experiente, idoso, calejado, cheio de fé e amor pelo rebanho. Não foi fazer uma queixa ou uma crítica, sua preocupação era que a Palavra era pregada de acordo com a Bíblia, percebia o esforço e preparo do pastor mas não via na maioria das pessoas uma recepção que atingisse o coração. Por quê pastor? Foi a pergunta.
O pastor lhe respondeu: “Jovem eu não me iludo com isso. Sei que uma parte considerável é assim mesmo infelizmente. Vai Domingo após Domingo, vai ano, entra ano e alguns nitidamente não saem do lugar, continuam iguais, quando não pioram. Infelizmente aquilo que Jesus antecipou a mais de dois mil anos se concretiza também em nossa igreja. Eu imagino que estou pregando para uns 30% dos que estão me ouvindo. Os demais se encaixam na parte negativa da parábola do semeador.” 
Estamos em mais um final de semana e o desafio que lanço para todos é que não entrem na estatística negativa, pois ela é uma realidade, triste realidade. Ir a igreja e sair tal como entrou não faz o menor sentido. Ler a Palavra e não ser transformado, tocado por ela não faz o menor sentido. Orar e não ser consolado não faz o menor sentido. Isto não é vida cristã genuína. Cristão genuíno tem sede de Jesus, ele ama a Jesus mais do que toda e qualquer coisa ou pessoa. Ele não sobrevive sem Jesus. Cristão genuíno não vai ao culto por outro motivo que não seja Deus. Cristão genuíno quer mais de Deus. 
Não deixe o inimigo roubar isto de você, por favor. Alguns já esfriaram tanto que até para ir a igreja já é uma luta e se hoje você luta saiba que você vai chegar ao ponto de nem sequer lutar mais, volte enquanto há tempo. Volte-se com ardor, com sede, arrependido, desejoso por saber mais de Deus. Leia a Bíblia para conhecer mais de Deus; vá ao culto para conhecer mais de Deus, para prestar culto. Lembre-se que o culto é para Deus e não para você. Aceite a Palavra e permita ela frutificar em seu coração, não permita que de alguma maneira o inimigo roube ela de você. 

A Palavra de Deus é a verdade, não permita que as mentiras do inimigo roubem ela de você. Verdade significa que é vida, genuína, perfeita, viva e eficaz e que nada se sobrepõe sobre Ela. Não deixe de ir, não deixe de ouvir, mas deixe a Palavra frutificar. Deus nos abençoe nesta semana.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Você Tem Certeza, Você e Deus?

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”(Mateus 6.6 – NVI)

Muitos estão perdendo tesouros e deixando de acumular tesouros. Somos exortados a buscar a Deus constantemente em uma vida de oração. Fazemos isso, ao menos mais intensamente, de acordo com as necessidades. Jesus está nesta perícope nos ensinando a orar. Não se trata de posição ou lugar exatamente, mas princípios fundamentais.
Neste versículo Jesus fala em oração pessoal, você e Deus tão somente. Quantas vezes eu me peguei orando “meio que desconfiado” da presença de Deus, ou “meio que desconfiado” de que Ele estaria de fato ouvindo. Calma, sei das verdades bíblicas, mas estou referindo-me a viver a experiência (literal) de que Jesus fala desta virtude cristã que é a oração. Eu e Deus a sós, sem ninguém mais. Também algumas vezes “meio que desconfiando”, “será que que Deus com tantas pessoas tem tempo para mim”? Entenda, não foram pensamentos assim que vieram-me à mente, mas meu coração dizia isto algumas vezes, simplesmente porque eu não conseguia ficar na literalidade de um momento entre meu coração e Deus, a sós num quarto.
Jesus fala em ficar a sós num quarto e muitos, inclusive eu, já falaram num lugar para poder ficar mais “sossegado”, sem interrupções etc. Não que isto esteja errado, mas é bem mais do que isso que Jesus está se referindo. A Palavra grega traduzida para o português para quarto, era empregada para designar uma espécie de sala-depósito onde podiam guardar os tesouros. Imagino que você já entendeu! Isto implica que pode ser que seja no “quarto Íntimo” em que o cristão ora, é que estejam a disposição tesouros imensuráveis, lá neste lugar podemos receber tesouros vindos de Deus, que são respostas de amor à nossa petição. Lá no silêncio do nosso coração, que somente Deus vê, tesouros de consolação, de fortalecimento, de discernimento, de sabedoria, de ânimo, de capacitação, de paz, de direção, tesouros de amor. Existe uma fonte inesgotável deste tesouro, tesouro de poder, de graça e misericórdia. Um tesouro que tem poder para curar, para livrar, para socorrer, para dar alívio e direção.
Você e Deus a sós! “...Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”. Neste momento uma multidão de pessoas está orando a Deus. E não tenho dúvidas que isto se dá nas 24 horas do dia, dia após dia sem parar. Mas quando você entrar no seu quarto e quando você começar a orar lembre-se que é com Deus que você estará falando. E sendo Deus, Ele estará tratando você individualmente o tempo todo durante o tempo que for necessário. Você e Deus. Isto não é um exercício mental, é uma realidade para quem confia em Jesus. É experimentável e os tesouros estão lá. Lamentável que muitos sofrem e não conhecem o caminho para o tesouro.
Você tem certeza, você e Deus?
Crente em Jesus! Você tem sido confortado por este momento de intimidade com Deus?
O grande perigo não está em somente fazer orações em piloto automático em ocasiões habituais, seja antes das orações, antes de dormir, antes de viajar etc.
Existe um perigo ainda maior: o cristão não conseguir ficar a sós com o seu Pai, não derramar seu coração diante dEle e não experimentar o maior tesouro: o agir de Deus em nós, através de nós e por nós.
Deus nos abençoe. 

Pr Edson Brandalize


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sem Limites Para Esconder!



Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: 
“desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato”.
(Marcos 6.25 – NVI)

Ontem eu estava assistindo um seriado na TV e numa das cenas um repórter perguntou para uma policial o que ela tinha aprendido de mais importante desde que entrara para a polícia, e a resposta da policial foi: “a sua surpresa em perceber que para esconder seus segredos as pessoas eram capazes de fazer coisas terríveis, mesmo que contra outras pessoas”.
O versículo acima é da passagem bíblica que relata a decapitação de João Batista. Herodes era o rei e havia casado com Herodias, mulher de Felipe, seu irmão. João Batista sabia deste adultério e isto incomodava muito a Herodes e a Herodias, os adúlteros. Herodes cometeu adultério com a esposa de seu irmão e perdeu definitivamente a cabeça pelo “sacudir” sensual da filha de Herodias, um típico canalha.
Viviam em pecado, sabiam disso e tentaram se livrar do problema matando um profeta de Deus, como se isso resolvesse o problema. O pecado tem este poder, como algumas vezes um mestre nos disse em sala de aula: “O pecado “emburrece” ao homem”. O pecado escraviza ao homem de tal maneira que este é capaz de coisas terríveis para se “safar” até mesmo com aqueles que “ama”. Muito da violência de hoje em dia; físicas, verbais, morais etc, são consequências de tentativas de acalmar a consciência que acusa ou medo de ser descoberto por um pecado cometido. Um exemplo são os homicídios de pessoas que passam a ser chamados de “arquivo morto”. O problema maior é que nada há encoberto que não venha a ser revelado.
Deus é amor, mas também é Justiça. E por favor, não seja mais um a achar irrelevante os pequenos pecados, porque mesmo pequeno não são irrelevantes para Deus. Outro perigo é se achar imune aos grandes, cuidado! Saiba que todos nós temos o potencial para fazermos coisas terríveis, mas bem-aventurados são aqueles que têm o Espírito Santo de Deus em seu coração que lhes dá forças suficientes para vencer. Por isso a recomendação bíblica de sermos cheios do Espírito Santo, não entristecermos o Espírito e não apagarmos o Espírito, porque se assim procedermos ficaremos vulneráveis e suscetíveis a coisas terríveis outra vez.
O rebolado sensual de uma jovenzinha, filha de uma adúltera perversa, encheu os olhos de um rei insensato e vulnerável, culminando na decapitação daquele que o próprio Senhor Jesus declarou que “dos nascidos de mulher não nasceu ninguém maior que João Batista”.
A policial do filme está correta na sua constatação, o homem é capaz de coisas terríveis para não ser descoberto.
Não há razão para isto, é insensatez pois Deus a tudo vê e não somente isto, foi por saber deste nosso problema mortal (pecado) que Ele, Deus Pai, enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo, para morrer pelos nossos pecados. O coração que já confessou Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor, arrependido de seus pecados confessa-os a Deus por meio de Jesus e recebe o perdão. Então, Deus começa a abençoar de uma maneira especial. Só não podemos esquecer que certas consequências dos erros e pecados são frutos do que foi plantado, por isso certas consequências precisamos colher. Mas, uma vez perdoados e cheios do Espírito, todas estas coisas acontecem em paz interior.
Algumas coisas são possíveis de esconder dos homens, mas nada passa escondido diante de Deus. E o pecado faz separação entre o homem e Deus. Só o pecado faz isso. Só Jesus Salva! Arrependimento, confissão e fé em Jesus, eis a libertação e a salvação da alma.
Não tente esconder nada de Deus. Não seja escravo do pecado. Confesse Jesus como seu Salvador e viva com a presença do Espírito Santo em você.
Deus nos abençoe.  

Pr Edson Brandalize

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Até no silêncio!


“Eu Clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde.” (Salmo 120.1 – NVI)

É certo que muitos dos problemas pessoais são amenizados pelo simples fato de as pessoas poderem falar sobre o assunto para outra pessoa. O problema é que faltam bons ouvidos em nossos dias! A maneira que estamos “evoluindo” rouba de quase todas as pessoas o tempo para falar e o tempo para ouvir.
Não é sem razão que consultórios são cada vez mais procurados. Imagino que em muitos casos não são os tratamentos em si a maior necessidade, mas ouvidos dispostos a ouvir. Como faz falta ouvidos dispostos a ouvir!
Já viu aquela cena da criança perdida na praia? Que tristeza e angústia no coração dos pais e que tremenda insegurança na criança perdida, desespero normalmente. Mas quando a criança encontra seus pais, que alívio, que sensação maravilhosa. É tão forte que até os “terceiros” que acompanham o drama fiquem aliviados e extremamente satisfeitos. Uma sensação maravilhosa toma conta de todos.
Os adultos também “se perdem” de vez em quando. Se já são escassos bons ouvidos entre nós, o que falar daqueles sussurros que só Deus ouve?
Quantas vezes não nos encontramos assim, perdidos, solitários com uma multidão ao nosso redor. Alguns até de certa maneira nos confortam, mas tem algo que não tem jeito, só Deus. É nesse momento que devemos clamar, pois Ele vai ouvir e responder. Deus ouve também no silêncio. Deus ouve o nosso coração. Estou angustiado, Deus ouve! Que maravilha quando elevo meu coração, abro meu coração e deixo que ele fale com Deus. Que bom que Deus sempre ouve o sussurrar, o clamor, o falar de nosso coração. Os ouvidos do Senhor estão sempre dispostos a ouvir e responder.
Tenho aconselhado aos queridos de nossa igreja a buscarem a Deus em oração e não deixarem este momento até ouvirem a Deus. Não adianta buscar atalhos. Nada nem ninguém neste mundo á capaz de fazer aquilo que só Deus pode fazer. As transformações em nós, dar livramentos, consolar um coração angustiado, dar discernimento, paz verdadeira, segurança e esperança somente Deus pode dar, e isto está entre você e Deus e o mediador é Jesus, único caminho, nada nem ninguém mais. Não há intermediários nem atalhos. É neste momento de extrema intimidade entre o homem e Deus que se operam os maiores milagres, qual seja o homem num relacionamento perfeito de amor com Deus Nosso Pai.

Que Deus nos abençoe.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Verdadeiro Adorador!


“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” 
(João 4.23,24 – NVI)

Os devocionais que tenho feito chegam a muitas pessoas. Algumas eu nem conheço e nem sei nada de suas vidas, outros que conheço sei muito pouco de suas vidas. Falo em sentimentos, alegrias, tristezas, decepções, dor, insegurança, segurança etc. Sei um pouco mais da realidade de alguns outros. Sei que neste momento alguns tem muitos motivos para alegrarem-se e outros motivos para muita dor e incertezas. Sei de queridos que estão muito abalados neste momento e isto me atinge também.
Alguns queridos estão enfermos deitados em uma cama e uma família está com seu nenê com um problema seríssimo de saúde. Imagino que alguns amigos nem estão lendo os devocionais nestes dias, pois estão em um cruzeiro pelos mares da América. Falo tudo isto porque algumas vezes tenho dificuldades com o devocional. O que falar, em que direção ir, como será recebido? Sei que o Espírito Santo faz a obra no coração que se abre para Deus, mas confesso que meus sentimentos me deixam “meio confuso” algumas vezes, como acontece hoje. A tendência é levar alívio para quem está sofrendo, uma palavra que possa dar ânimo, dar esperança, consolar, restaurar a fé.
Na passagem bíblica de hoje Jesus conversa com uma mulher. Uma mulher que conhecia um pouco sobre a história de Deus com o povo Judeu, mas que não sabia nada sobre adoração verdadeira a Deus. Jesus em sua eterna graça e misericórdia abre as portas da adoração que agrada a Deus àquela mulher.
Quando falamos em adoração a Deus logo muitos lembram dos cânticos e hinos. Sim, também tem a ver com isto, na verdade Cantar é uma das maneiras que expressamos nossa adoração. Mas adorar é um estilo de vida de quem ama Deus acima de tudo. Adoração é tudo aquilo que parte de quem tem um amor extremado para com Deus. Tem a ver com confiança, tem a ver com desejo de conhecer mais e mais a Deus, tem a ver com intimidade com Jesus, tem a ver com desejo em agradar a Deus, tem a ver em desejo de conhecer os caminhos que Deus preparou para andarmos nele. Adoração é relacionamento do homem com Deus que glorifica a Deus.
Seja qual for o momento que estejamos passando em nossas vidas, não podemos deixar de ser adoradores. O fato de estarmos eventualmente em dor e sofrimento não significa deixar de ser adorador. Mas mantermos nossa confiança em Deus, mesmo sem entender algumas coisas faz de nós adoradores que agradam ao Pai. Assim como também quando tudo está bem e bom, precisamos manter o espírito em adoração a Deus.
As coisas podem não estar boas, mas eu preciso estar bem com Deus, esta é a ideia. Talvez seja difícil cantar neste momento, talvez seja difícil até orar, mas não deixe de expressar sua confiança em Deus, pois Ele é Deus soberano, é o Deus de sabedoria, cheio de graça misericórdia e fonte inesgotável de amor. É o Deus que cura as enfermidades do corpo e principalmente as espirituais. É o Deus que levanta ao abatido e dá forças ao cansado. É o Deus que mantem acesa a chama da esperança no coração daquele que o adora em espírito e em verdade.
Deus nos abençoe.

Pr Edson Brandalize

Deus vê, ótimo para nós!

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
(Lucas 6.43-45. NVI)

Lá no livro de Jeremias (17.9) Deus diz que “O coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto”. E lá em 1 Samuel (16.7) Deus diz que “O homem vê o exterior, Deus vê nosso coração. Sendo a Bíblia um livro Infalível e Inerrante, então a situação do homem não é nada boa diante de Deus. O coração do homem é enganos, corrupto e Deus está vendo isso, alheio ao homem que não percebe.
Na passagem bíblica de hoje Jesus não está fazendo ameaças. Nós homens costumamos fazer julgamentos de pessoas pelo que elas falam, e temos uma certa razão nisso, afinal como avaliar? Mas eu gosto da maneira como Jesus coloca as coisas para nós. O que Jesus está deixando claro é que o tesouro que está no coração é quem vai determinar a vida que temos. E que o julgamento de Deus é pelo que está no coração, ou seja, nossas motivações, que advém do tesouro. Como Deus já falou que nosso coração é naturalmente corrupto e enganoso, estamos em apuros!
Nosso coração é o lugar dos desejos, das paixões, das inclinações, da vontade. Sendo assim é o lugar que deve ser guardado de maneira especial. Mas como? Ele é corrupto! E como será um coração enganoso, um coração corrupto e o que significa isso? É o coração daquele que ainda não foi transformado pelo próprio Deus. É isso mesmo, ou seja, o homem precisa de uma intervenção de Deus para quebrar, para transformar este coração endurecido, incrédulo, muitas vezes amargurado, rancoroso, falso, insaciável, hipócrita, mentiroso, com pensamentos imorais, pensamentos impuros etc. que de alguma maneira se manifesta, produzindo maus frutos devido as coisas más do coração.
Deus é o único que pode transformar este coração. Deus deseja transformar este coração em um coração sensível ao próprio Deus, um coração com pensamentos elevados de Deus, da Sua moral e da Sua ética, um coração dependente e submisso a Deus, um coração que crê e confessa a Sua Palavra e a Jesus a quem Deus enviou, um coração fiel, bondoso, reto, feliz e com muita paz.
Deus quer quebrantar o seu coração, esse coração quebrantado Deus não desprezará. Pois perto está o Senhor daquele que tem o coração quebrantado, transformado. Disponha seu coração para Deus o moldar à semelhança de Jesus Cristo. Só assim, Cristo crescendo em nós e nós diminuindo é que estaremos agradando a Deus. Só assim produziremos bons frutos, porque em nosso coração estará (literalmente) o Senhor Deus, habitando em nosso coração. Deus é o único que pode dar um coração novo.
Ainda bem que Deus vê nosso coração, ótimo para nós, pois só assim Ele pode quebrantar e dar um novo coração. Um coração que adore ao Senhor em Espírito e em verdade, um coração novo que clama a Deus em total confiança e submissão.
É preciso uma mudança de natureza, algo que só Deus pode fazer e o caminho para esta transformação tem nome, Jesus! E a conquista Jesus já obteve, foi a vitória na cruz do calvário, Ele morreu naquela cruz, mas venceu a morte e ressuscitou e nós obtemos esta mesma vitória em nossas vidas recebendo Jesus em nossas vidas pela fé.
Como está seu coração?
A quem ele obedece?
Quem reina em seu coração?
Seu coração está disposto a continuamente ser moldado e mudado pelo Senhor?

Quanto mais Jesus reinar no coração do homem, 
mais este homem parecerá com Jesus! “...porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.



Deus nos abençoe.


Pr Edson Brandalize



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Somente Ele


Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo 
trouxe alívio à minha alma. (Salmo 94.19 – NVI)

Comovidos pela situação muitos tentam consolar a outros com palavras, abraços etc. Muitos são consolados por outros em algumas situações. Um ombro amigo, um carinho, um abraço, muitas vezes fazem muita diferença e em alguns casos faz toda a diferença.
Mas ninguém pode consolar como Deus! Existem situações em que a presença de Deus faz toda a diferença, e que só Ele poderia fazer. Já podemos imaginar a aflição de quem não pode contar com ele, que não sabe nem como buscar a Deus. Uma das melhores atitudes que podemos ter para com aqueles que estão em abatimento, aflitos e inseguros é apresentar o Deus que: Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Nosso Deus é o Deus que consola os abatidos (1 Co 7.6). Em muitas situações os ouvidos só estarão receptivos para Deus. Não há Palavras dos homens que consigam consolar um coração em desespero. Nossas palavras algumas vezes apesar de sinceras e bem intencionadas poderão educadamente ser aceitas, mas não poderão alterar o íntimo que sofre. Para transformar um coração angustiado, aflito em um coração confortado que louve ao Senhor, somente o Senhor Nosso Deus.
O que precisamos muitas vezes para nós e devemos levar aos que amamos é o consolo de Deus. É aproximar aqueles que sofrem de Deus. Aí sim, seus olhos se abrirão e a luz iluminará seu coração. Nosso Deus é o “Deus de toda consolação”. (2 Co 1.3)
Pode não haver consolo entre nós, pode não haver mais esperança de cura pelos nossos recursos, mas Deus tem os recursos que nos faltam. Deus é um Deus com reserva inesgotável do seu Bálsamo do consolo e Ele é o Deus que cura.
Aproximemo-nos mais de Deus e vivamos para aproximar os outros de Deus. Que tristeza é o sofrimento sem alívio; que tristeza é a aflição que não pode ser aliviada; que angústia e trevas viverá o coração que não recebe alívio e consolação! Você não precisa viver assim! Nós somos completamente dependentes de Deus. Somos frágeis em tudo e Deus é tudo, Ele é a vida! Peça e Ele te dará.
Um abraço, um carinho, um gesto, podem fazer muita diferença. Mas no coração abatido só Deus pode penetrar e transformar. Busque a Deus sempre. Amigos e irmãos, pastor ou líderes são importantes, mas busque Deus sempre e em primeiro lugar. Busque o Deus de toda consolação, não desista, se derrame diante dEle e não vai tardar para você expressar com seus próprios lábios: “Multiplicando-se dentro de mim os meus cuidados, as tuas consolações reanimaram a minha alma”. (Salmo 94.19 – ARC)
Que o bondoso Deus de toda consolação nos abençoe.


Pr. Edson Brandalize

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Um dia alegre para todos!


Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó glória minha! Acordem, harpa e lira! Despertarei a alvorada. Eu te darei graças, ó Senhor, entre os povos; cantarei louvores entre as nações, porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens! (Salmo 108.1-4 – NVI)

Desejo um bom dia para todos! Que hoje seja um dia maravilhoso para todos os meus amigos! Que você tenha um dia feliz! Todos os dias encontramos frases parecidas nos e-mails, face etc. Que bom que existem.
Ontem assisti um final de reportagem que acho que falava de ser feliz e fazer aos outros felizes, ou levar felicidade aos que estão com dificuldades. Era sobre uma turma que fazia visitas hospitalares vestidos de palhaços para alegrar aos pacientes, imagino que as crianças são o alvo principal. Acho isto fantástico! Que bom termos pessoas assim. Peguei a reportagem quando um homem explicava como manter-se alegre e ele disse entre outras coisas que algo que ajuda as pessoas a ficarem alegres é “pensar em algo que o faz rir”. Ou seja, usar recursos psicológicos para ajudar, o que é válido pelo jeito, por ele estava alegre e os que trabalham neste ministério de visitas hospitalares precisam de alguma maneira passar o que estão sentindo, alegria. Precisam de recursos pelo óbvio, nem sempre temos motivos para estarmos alegres.
Hoje pela manhã lendo o Salmo 108 lembrei da reportagem. Fiquei imaginando o prazer em Deus, a alegria em Deus, a confiança em Deus quando o Rei Davi escreveu o Salmo. Ele estava com Deus de uma maneira que parecia estar explodindo de confiança e felicidade.
Acho válido os recursos que aquelas pessoas que ministram nos hospitais usam para permanecerem num estado de alegria, mas e você e eu no dia a dia, como fazer, ficaremos constantemente lembrando de piadas, coisas engraçadas, de viagens boas que fizemos, em suma, sonhando para sermos felizes e estarmos alegres? Com tantas adversidades e correria de nossos dias, dará resultado constante?
Talvez o segredo para uma vida que faz sentido e seja de paz não seja ser alegre o tempo todo, mas ser feliz. E ser feliz pode-se dar em meio a tristezas, dificuldades e sofrimentos. Feliz tem a ver com contentamento com aquilo que tenho recebido de Deus. Alegria tem a ver com momentos em nossas vidas. A alegria é como regra circunstancial, já a felicidade pode ser constante. O diferencial? Deus!
Neste dia, eu desejo que você pense um pouco mais em Jesus. Desejo que todos nós busquemos uma maior intimidade com Jesus. Gostaria que todos tivéssemos um dia alegre, mas alguns podem estar passando por momentos de muita angústia, de dor, de solidão, de incertezas, desconfianças, insegurança. Nestes casos vai ser difícil manter a alegria, mas uma coisa é possível em qualquer situação, contentamento que gera paz, felicidade por incrível que pareça, segurança e esperança. Basta buscarmos isto em Jesus e não nas circunstâncias. Deus é a fonte de paz, de força, de poder, de amor, de felicidade e Jesus é o caminho.
Um bom dia a todos e que Deus nos abençoe. Leia de novo e tente imaginar o coração de Davi quando escreveu: Meu coração está firme, ó Deus! Cantarei e louvarei, ó glória minha! Acordem, harpa e lira! Despertarei a alvorada. Eu te darei graças, ó Senhor, entre os povos; cantarei louvores entre as nações, porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens!
Peça isto para você e para aqueles que você ama.


Pr Edson Brandalize