terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma Questão de Entrega


Entregue o seu caminho ao Senhor, 
confie nele, e ele agirá. (Salmo 37.5 – NVI)

Alguém já disse que as maiores decepções vêm dos melhores amigos, ou as maiores traições também. Por quê? Por que se espera algo diferente destas pessoas. De amigos esperamos fidelidade, compreensão, companheirismo em todas as situações.
Também é certo que expectativas elevadas tendem a causar um mal estar muito grande quando não alcançadas ou realizadas. Isto a experiência já deve ter mostrado a cada um de nós.
Temos também as coisas inesperadas que a vida nos traz  pois algumas vezes a vida nos causa surpresas muito desagradáveis. Lembro-me que meu pai muitas vezes falou: “olhem bem, tragédias não acontecem somente na casa do vizinho, poderão acontecer por aqui.”
Domingo ao anoitecer parte de minha família foi para Toledo em três carros. Eu saí um pouco à frente e meu filho logo atrás e atrás dele minha filha mais velha com sua filha e minha esposa. Houve um acidente pavoroso em que um carro aparentemente rodou na pista, chocou-se com uma arvore e explodiu ceifando a vida de quatro pessoas adultas. Meu filho que estava à frente viu a explosão do carro bem ao longe.
Quanto a confiar em pessoas devemos estar cientes que eventualmente elas nos decepcionam e que nós também decepcionamos alguns, eventualmente. Se tivermos expectativas muito elevadas, temos uma probabilidade muito grande de perdermos amigos com facilidade e a tendência é um circulo cada vez menor. Se a pessoa já demonstrou outras vezes ser seu amigo e que possui caráter, podemos relevar muito bem uma coisa aqui e outra ali. Casais precisam ser realistas quanto às expectativas ao outro. O não entendimento deste princípio elementar tem sido causa de muitas discussões e até separações.
Quanto às expectativas que nós criamos em relação aos nossos planejamentos precisamos usar também de sabedoria. Por exemplo: Eu gosto de viajar para praia nas minhas férias, espero por isso, planejo isto, mas eu preciso estar ciente que pode ser que alguma coisa venha a impedir. Pode ser uma aprovação em vestibular que não aconteceu; pode ser um namoro que não deu certo; pode ser um negócio que não pode ser concluído etc. O que vai acontecer conosco do fato negativo em diante vai ser mais ou menos traumático de acordo com as expectativas criadas e em quem eu de fato confio.
Em relação às coisas mais desagradáveis da vida (tragédias via de regra), se minha expectativa de vida está baseada nas minhas forças, nas coisas ao meu redor, às circunstâncias, caso algo venha acontecer, o descontrole será imenso, a dor imensurável, o sofrimento horrível, e muitos não consegue nunca mais voltar à normalidade da vida.
Tudo devido a algo bem simples: em quem confiei a minha vida, a quem entreguei o controle da minha vida e a quem entreguei os cuidados do caminho que devo trilhar.
Deus não está dizendo pelo versículo de hoje e não diz em lugar nenhum da Bíblia que mesmo o mais fiel dos homens esteja isento de sérias dificuldades. O que Deus promete é que aquele que confia nEle nunca ficará decepcionado. Poderá ficar triste, poderá não entender muitas vezes, poderá sentir dor, fraqueza algumas vezes, mas não perderá a confiança e terá a seu tempo devido a renovação das forças e manterá acessa a chama da Paz, da esperança e contentamento em seu coração. Isto ninguém e nada pode roubar do verdadeiro cristão.
Isto não significa acomodação, significa confiança, fé, obediência irrestrita.
Enquanto uma pessoa estiver confiando nas pessoas ou nas circunstâncias para ser feliz e ter contentamento e paz, ela estará vulnerável e a questão será quando isto irá ser seriamente perturbado. Mas quando confiamos a Deus toda a nossa vida e Ele, e somente Ele, for nossa rocha e fonte de contentamento, jamais ficaremos decepcionados. O segredo: não depender de nada e de ninguém além de Jesus para ter uma vida plena.

Abraços e Deus nos abençoe.


Pr Edson Brandalize

Nenhum comentário:

Postar um comentário