sexta-feira, 27 de maio de 2011

O viver do justo


LEITURA BÍBLICA
Habacuque 1.1-2.4

O justo viverá pela sua fidelidade (Hc 2.4b).

O livro de Habacuque mostra a figura de um homem que confiava em Deus, mas tinha vários questionamentos em sua mente. Um deles era: Como é que Deus permite que o mal cresça e permaneça impune no meio do seu povo, os judeus? Este pensamento aparece em Hc 1.2, onde lemos: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: ‘Violência!’ sem que tragas salvação?”

O outro questionamento era: Como é que um Deus puro e santo justifica o uso dos babilônios, um povo mais ímpio que os judeus, para castigar o seu próprio povo? Este pensamento também está exposto em Hc 1.13, onde lemos: “Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Então, por que toleras os perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles?”

Bem, a resposta para a primeira questão está nos versículos 5 a 11, onde se explica que Deus tem os seus propósitos por meio dos babilônios.
A resposta para a segunda questão encontra-se no capítulo 2, onde observamos que a vida de qualquer pessoa não consiste em adquirir riqueza por meios ilícitos, enganosos ou por violência, coisa que a própria nação de Judá havia praticado.

Assim, no meio de toda impiedade e perversão, a mensagem de Deus é bem clara: “o justo viverá pela sua fidelidade”. Outras versões da Bíblia trazem: “o justo viverá pela sua fé”(ARA). Em outras palavras: a pessoa que é fiel a Deus, que deposita em Deus toda a sua confiança, apega-se a ele e vive debaixo do seu comando, terá uma vida abençoada apesar de toda maldade em torno.

Por isso, se você também está indignado e tem muitos questionamentos diante dos males e injustiças que há no mundo, confie em Deus e viva em fidelidade diante dele. Lembre-se que “o justo viverá pela sua fidelidade”. - MM

O Senhor Jesus Cristo disse: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Ap 2.10).

POR Pão Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário