sábado, 21 de maio de 2011

Batismo


Normalmente, este blog está sendo atualizado com estudos tada sexta-feira, porém, nesses ultimos dias, um irmão de Mandaguari tem feito algumas perguntas interressantes, e que muitos de nós tem duvidas, mas temos um certo "receio" de pergunta.
A ultima pergunta que ele fez foi sobre o batismo, e eu respondi em forma de comentário, mas também gostaria de expor aqui, como um pequeno estudo.
A duvida dele era sobre Efésios 4: 5, que nos diz "um só Batismo".
 Quando você lê “um só batismo”, é porque literalmente é “UM SÓ BATISMO”.
A Bíblia diz em Marcos Capítulo 16, versículos 15, 16: “E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Se você prestar atenção neste versículo, está dizendo que quem não crer será condenado, mas não diz que quem não for batizado será condenado. Imagine o seguinte: um homem de 85 anos está muito doente no hospital, e a vida todo recriminou o cristianismo. Mas um dia o pastor chega pra ele e começa a falar de Cristo e que pra ele ser salvo ele precisa se arrepender e viver uma vida com Jesus. E este homem de 85 anos se arrepende e decide entregar sua vida a Cristo de todo o coração. Mas 2 minutos depois dele ter decidido por Jesus, ele veio a óbito. E agora? Não deu tempo de batizá-lo, ele não seria salvo, então? O que você acha? “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” Atos 16. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos 10:9
Acho que estes versículos resumem bem a resposta. Não é o batismo que salva, mas a questão do arrepender-se e querer viver uma vida consagrada a Cristo. Quando você me pergunta se pode se batizar novamente, eu lhe respondo que não. Por quê? Mesmo que na hora em que você decidiu se batizar não tenha sentido que era realmente a hora certa, você se batizou e ponto. Não lhe é necessário um novo batismo, o que lhe falta é: QUERER A INTIMIDADE COM CRISTO. Uma coisa lhe posso dizer: “já passei por isso em um breve período da minha vida, mas pude entender através da Palavra de Deus que não me era necessário e nunca será, pois fui marcado pelo Espírito Santo”. Em Efésios 1: 13, nos diz que aqueles que aceitam a Cristo recebem a marca do Espírito Santo.
Você se batizou, agora busque a Deus de todo o seu coração. “Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo vosso coração” Jeremias 29 : 13
É importante você entender uma coisa: a única forma de você abandonar o velho homem é querer viver uma vida com Cristo. Quando a Bíblia nos diz em Lucas 3: “E (João) percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados”. Você consegue perceber neste versículo que não é o batismo que traz o perdão dos pecados, mas o ato de se arrepender deles? É este o sentido do batismo pra um Cristão. Matar o velho homem através do arrependimento, testificado pelo batismo.
Mas só pra resumir: você não precisa de um novo batismo, você precisa buscar mais a Deus de todo coração, se arrependendo se seus pecados dia após dia. Você pode sentir este ato de deixar o velho homem, deixando pra traz (arrependendo-se) tudo aquilo que te atrapalha de estar de presença de Deus. Assim você poderá sentir que não é preciso um novo batismo, mas é preciso comunhão com Cristo.
 
Espero ter ajudado. Caso precise, estamos aqui pra te ajudar no que for preciso. A paz do Senhor seja convosco, em nome de Jesus. 

Por Guilherme Antunes

7 comentários:

  1. Danilo domingues23 de maio de 2011 12:37

    Hum, mais é pecado batizar-se novamente?
    Estou querendo me batizar novamente,porque a igreja que estou visitando, permite um novo batismo um irmão da igreja falou que não teria problema. Bom ja que ninguem que conheço sabe desse blog vou falar, estou gostando de uma moça e a familia dela, iria gostar se eu batizar-se na igreja deles, oque voces podem me dizer sobre isso? Marcos ou Guilherme, tirar essa duvida, eu cometi um pecado , me arrependi e tenho a plena consciencia que não farei mais esse pecado, Deus me perdou? pedi perdão pra ele tudo, mais eu tenho que confessar o meu pecado para a pessoa que esta envolvida? ou basta eu me arrepender, e pedi perdão pra deus e não fazer mais? Se eu me confessar com essa pessoa, terei graves consequencias ... boa semana, paz do senhor

    ResponderExcluir
  2. Danilo:
    Vou te fazer duas simples perguntas:
    1- Você tem quantos anos?
    2- Mais vale agradar a Deus ou a pessoas, sejam elas quais forem?
    Não me entenda mal, mas digo isto firmado em Gálatas 1:10. Me parece que você está querendo agradar alguém que não é Deus, e sim a familia da moça.
    E mais, quanto ao seu pecado do passado, você deve sim deixar tudo 'em pratos limpos'. Não adianta de nada você se arrepender mas não contar para a 'vitima' do pecado; leia Tiago capítulo 5. Mas antes de tudo, reflita muito bem (mas muitissimo bem) sobre a pergunta numero 2. Deus te ajude!

    ResponderExcluir
  3. Danilo domingues26 de maio de 2011 14:02

    porque ta perguntado minha idade?
    tenho 21 anos
    é claro que vale a pena agradar mais a deus doque os outros, eu sei disso, mais a questão Guilherme é outra. eu vou falar aqui se voce entende.. ok?
    eu namoro uma menina de 19 anos, eu e ela namoramos faiz 1 ano, e agente cometeu um ''pecado'', mais se arrependemos, e prometemos e não faremos mais isso, porem se a familia ( o pai e a mãe) descobrir esse PECADO, nosso namoro acaba. não sei se voce entendeu agora? eu amo muito ela e não quero perder ela. você oque me aconselha? e tente se colocar no meu lugar oque faria?

    ResponderExcluir
  4. Olha Danilo, eu sou uma pessoa que já esta observando essas conversas a muito tempo. Eu acho que se vocês dois se arrependeram, e se confessaram com nosso Senhor Jesus Cristo, ele limpara e esquecera esse pecado de vocês.Não será necessário confessar para os pais dela, converse com Deus ele pode te dar uma nova chance. Não quero me identificar, sou da IEL também. prefiro não me identificar para não causar nenhum desconforto ou conflito, Graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, Danilo, se me expressei mal. Só perguntei sua idade para saber um pouco mais. No entanto, não sei quem foi o "anonimo" ai, mas eu gostei da resposta dele(a). Voces se arrependeram e sabem que não vão fazer mais isso. Como diria Jesus: "Vá e não peques mais!" Cristo o perdoou. Está tudo certo. Segue em paz. Porém eu não sou o dono da verdade, Deus o sabe. Se um dia o Espírito Santo te encomodar em isso, você irá saber o que deve fazer. E quanto ao batismo: é UM só. Queira mais intimidade com Deus que você vai ver que não é necessário, tão pouco será, porque a familia da moça 'gostaria'. Pense nisso. Reflita mais. Busque mais. Anseie mais pelo Espírito Santo. Ele te guiará e te sustentará em todas as suas duvidas. A graça e a paz do Senhor Jesus esteja contigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu tenho 16 anos e me batizei nas águas com 13, mas eu não sabia o verdadeiro significado do mesmo, eu achava que era só comer o pão e beber o vinho ou seja, sem nenhum sentido. Confesso que eu não queria me batizar mas, várias pessoas ficaram me pressionando e por achar que era simples me batizei. Mas lá na frente me arrependi só que já era tarde demais e me dei conta que não presto para entrar em compromissos sérios como este. Gosto muito de ser crente e não quero deixar de ser, porém isso está me incomodando. Hoje é culto de santa ceia e não sei que fazer. Por favor preciso de um conselho, me sinto frágil e perdida.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de tirar uma duvida, sou uma mulher casada, mais ja havia passado por um divorcio anteriormente, é verdade que o que vale é o primeiro casamento?
    E se é verdade que vivo no pecado por ter me casado novamente, oque é certo eu fazer, viver sozinha ou continuar casada com meu atual marido, meu primeiro casamento acabou por adultério da parte dele.

    ResponderExcluir