sexta-feira, 13 de maio de 2011

Audiometria



 Texto de 1 Samuel 3.1-10

Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo” (1Sm 3.10).

Audiometria  é o nome do exame para determinar nossa capacidade auditiva. É um exame objetivo, medido em decibéis. Simples! Você sai do consultório sabendo se está ouvindo bem ou não. Hã...? Hein...? Bom, mais complicado é examinarmos nossa capacidade de ouvir as pessoas, não na escala de decibéis, mas na de atenção ao que nos é dito. Ouvir é bem mais do que capacidade auditiva; é disposição diante do outro. Tiago nos diz que devemos ser prontos para ouvir (1.19), mas nossa tendência é estarmos sempre prontos para falar! Ouvir, ainda que seja uma atividade passiva, muitas vezes requer esforço demais!

Somos convidados a ouvir. Primeiramente, a ouvir os outros, o que eles querem nos dizer, seus anseios, seus sentimentos, suas inquietações, suas opiniões a nosso respeito. Você consegue ouvir alguém sem interromper essa pessoa?
Mas não é apenas ao outro que devemos ouvir. É preciso que ouçamos a nós mesmos. Há quem não goste de ouvir sua própria voz no gravador ou na secretária eletrônica! Mas pior que isso é ouvir o conteúdo, o tom, a cadência com a qual falamos muitas vezes. Já prestou atenção no que os outros ouvem a partir de você? No que sai da sua boca? E o que sai, edifica e transmite graça e incentivo a quem o ouve ou transmite fúria, dor, mágoa, tristeza, menosprezo?

Por fim e principalmente, precisamos ouvir a Deus. Mas Deus fala? Claro! Entretanto, preferimos aguardar uma voz audível, tal como a que Samuel ouviu, em vez da voz silenciosa que grita de dentro de sua Palavra, a voz que ecoa por entre as circunstâncias, a que as pessoas emitem, os “nãos” que a vida nos grita, e tantas outras tentativas de Deus falar e que teimamos em não escutar. Você ainda está me ouvindo?

Quando Samuel ouviu Deus querendo falar ele, simplesmente se dispôs a ouvir. Seja esta também a sua disposição, não apenas diante de Deus, mas de quem deseja dizer-lhe algo. - WMJ

A criança aprende a falar porque primeiro ouviu. Talvez seja bom lembrar isso.

Deus te abençoe!


Por Pão Diário

7 comentários:

  1. É nessas horas que eu aprendo mais com Jesus, quando ele diz: "Aprendei comigo que sou manso e humilde de coração".

    Jesus, além de falar por parábolas e deixar o povo com sede dos seus ensinamentos, ele Sabia OUVIR.

    E certeza que nós precisamos desenvolver essa capacidade de ouvir os outros, nós mesmos e principalmente DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Quem é Guilherme Antunes?
    Pelo o que eu tenho lido ele tem bastante conhecimento, ta vindo um novo pastor ai ein..
    Guilherme o que voce acha sobre a questão de judas em que eu e Marcos estavamos descutindo? voce tem uma outra visão?
    fiquem na paz do senhor!

    ResponderExcluir
  3. Olá Danilo!
    Guilherme sou eu, o Moderador, tudo bem?
    Pois bem, não tenho uma outra opinião sobre Judas. Jesus iria morrer de qualquer jeito, até porque os fariseus já queriam atingi-Lo. O diferencial era que, agora, Deus estava permitindo, e Jesus sabia disto, tanto que orou 3 vezes pedindo pra que a vontade do Pai fosse feita (Mateus 26, a partir do verso 39 em diante). Deus sabia das escolhas que Judas faria, tanto que profetizou sobre isto varias vezes. Acredito que se Judas não fosse trair Jesus, então as profecias seriam diferentes.
    Neste site voce pode encontrar algumas das varias profecias feitas no Velho Testamento quanto a morte de Cristo. Mas vale lembrar que foi escolha de Judas trair Jesus, e não de Deus.
    Espero ter ajudado, e digo: não me acho o dono da verdade. A unica verdade é Cristo, e só Ele pode libertar. Quem está no mundo já esta condenado, mas aquele que escolhe receber a Cristo, é chamado filho de Deus (João 1:12). "Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." João 3:18
    Peço desculpas, pois muitas vezes não consigo dizer aquilo que quero, não consigo me expressar direito, e as palavras que gostaria de dizer, não sei como (hehe). Mas voce pergunto se eu tenho outra opinião sobre isso, viste que não tenho. Minha visão é igual a do Marcos.
    http://solascriptura-tt.org/Cristologia/25ProfeciasCumpridasMorteCristo-AELinls.htm

    Deus abençoe voce grandemente. E uma dica: quando fores ler a Bíblia, peça ao Espirito Santo que lhe dê discernimento e te capacite. Com isso, voce experimentará algo magnifico. "...porque a letra mata, mas Espírito vivifica." (II Coríntios 3 : 6)

    ResponderExcluir
  4. Hum, bela resposta!
    bom Guilherme voce é muito inteligente e lê bastante a biblia. me responde essa irmão,
    fui batizado em uma igreja envangelica aos 15 anos, depois começei a frequentar outra, e acabei gostando e quero me batizar novamente, pois parece que na primeira não foi muito bom, não sei se foi de coraçao,mais eu estava lendo as escrituras, e li em efésios 4 versiculo 5. Oque isso quer dizer sobre só um batismo?
    Se voce puder me explicar certinhotudo sobre esse versiculo agradeço, fique na paz do senhor!

    ResponderExcluir
  5. Faço essa mesma pergunta ao Marcos, acho que ele tem mais tempo de responder,:D
    paz do senhor

    ResponderExcluir
  6. Caro Danilo:
    Quando você lê “um só batismo”, é porque literalmente é “UM SÓ BATISMO”.
    A Bíblia diz em Marcos Capítulo 16, versículos 15, 16: “E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Se você prestar atenção neste versículo, está dizendo que quem não crer será condenado, mas não diz que quem não for batizado será condenado. Imagine o seguinte: um homem de 85 anos está muito doente no hospital, e a vida todo recriminou o cristianismo. Mas um dia o pastor chega pra ele e começa a falar de Cristo e que pra ele ser salvo ele precisa se arrepender e viver uma vida com Jesus. E este homem de 85 anos se arrepende e decide entregar sua vida a Cristo de todo o coração. Mas 2 minutos depois dele ter decidido por Jesus, ele veio a óbito. E agora? Não deu tempo de batizá-lo, ele não seria salvo, então? O que você acha? “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” Atos 16. “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos 10:9
    Acho que estes versículos resumem bem a resposta. Não é o batismo que salva, mas a questão do arrepender-se e querer viver uma vida consagrada a Cristo. Quando você me pergunta se pode se batizar novamente, eu lhe respondo que não. Por quê? Mesmo que na hora em que você decidiu se batizar não tenha sentido que era realmente a hora certa, você se batizou e ponto. Não lhe é necessário um novo batismo, o que lhe falta é: QUERER A INTIMIDADE COM CRISTO. Uma coisa lhe posso dizer: “já passei por isso em um breve período da minha vida, mas pude entender através da Palavra de Deus que não me era necessário e nunca será, pois fui marcado pelo Espírito Santo”. Em Efésios 1: 13, nos diz que aqueles que aceitam a Cristo recebem a marca do Espírito Santo.
    Você se batizou, agora busque a Deus de todo o seu coração. “Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo vosso coração” Jeremias 29 : 13
    É importante você entender uma coisa: a única forma de você abandonar o velho homem é querer viver uma vida com Cristo. Quando a Bíblia nos diz em Lucas 3: “E (João) percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados”. Você consegue perceber neste versículo que não é o batismo que traz o perdão dos pecados, mas o ato de se arrepender deles? É este o sentido do batismo pra um Cristão. Matar o velho homem através do arrependimento, testificado pelo batismo. Consegue entender? Eu pergunto isso, não porque duvide da sua capacidade, mas porque muitas vezes eu não consigo me expressa direito, e as palavras não conseguem sem digitadas (hehe). É um dificuldade que eu tenho, mas estou exercitando pra ver se consigo me libertar de certos ‘travamentos’. Aquilo que quero dizer, não consigo, mas é normal, por enquanto (hehe).
    Mas só pra resumir: você não precisa de um novo batismo, você precisa buscar mais a Deus de todo coração, se arrependendo se seus pecados dia após dia. Você pode sentir este ato de deixar o velho homem, deixando pra traz (arrependendo-se) tudo aquilo que te atrapalha de estar de presença de Deus. Assim você poderá sentir que não é preciso um novo batismo, mas é preciso comunhão com Cristo.
    Espero ter ajudado. Caso precise, estamos aqui pra te ajudar no que for preciso. A paz do Senhor seja convosco, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resposta do guilherme, acredito que o bastismo é uma forma publica de demonstrarmos que aceitamos a Jesus, só é necessário uma vez. O que nos salva é crer em Jesus, e segui-lo a cada dia da nossa vida até o fim.
    valew pessoal

    ResponderExcluir