terça-feira, 10 de maio de 2011

LIVRES PARA ESCOLHER

Bem fizeram uma pergunta interessante aqui no blog, talvez muitos de nós já chegamos a pensar sobre isto, embora só tenhamos atualizações de estudos na sexta, tirei um tempo aqui para responder, a pergunta no comentário da meditação “As Formigas” foi o seguinte: “deus cria pessoas para ir para o inferno, uma vez que ele já sabe o que vai acontecer antes mesmo de nascermos?”
Bem primeiro, um deus não é capaz de criar nada, mas já o nosso Deus, o Deus Javé é o Deus que faz existir, Este criou todas as coisas.
Imagine que Deus falasse para sua mãe enquanto você ainda estivesse no ventre dela que você só traria tristeza para ela, será que ela iria te abortar por causa disto? Bem acredito que não, mas porquê?
Por causa do AMOR.
Da mesma forma quando vejo pessoas decididas a fazer coisas erradas na sua vida, pessoas que aceitam a idéia que não podem mudar, que não existe solução, que não possuem o poder de escolher, quem não possuem o livre arbítrio (e é exatamente isto que não nos torna robôs), mas Deus quer que continuo falando para estas pessoas do seu Amor, pois ele nos ama muito mais que os nossos pais aqui desta terra, Deus nunca desisti de seus filhos tirando o direito de existir que nosso pai e nossa mãe dos deram mesmo que Deus saiba que somos teimosos e mal agradecidos, ele não nos tira o direito de viver (isto quem faz é o próprio homem), pois nós já lutamos para existir antes de nascermos, ainda quando o óvulo esta sendo fecundado, lutamos quando nascemos para começar a respirar e durante toda a nossa vida, isto é da nossa natureza, ninguém em um estado normal de sanidade mental quer morrer. E foi exatamente por nos amar que Deus enviou Jesus para nos ajudar, para que o homem pudesse olhar para luz e perceber que estava fazendo a escolha errada, Jesus disse que não veio julgar, pois já estávamos condenados por não usar direito o dom da existência, Jesus veio nos salvar, e assim muitos se arrependeram, porém muitos amaram mais as trevas do que a Luz, muitos continuaram questionando Deus e o seu Filho Jesus, pois assim não precisavam questionar as suas próprias atitudes, não precisavam olhar para si mesmos e admitirem que eram vazios.
Resumindo, Deus não viola nunca as nossas escolhas, Ele não nos obriga a nada, nem a amarmos Ele, Ele não viola nem a nossa vontade de existir, porém Deus é Santo e Justo, Ele não habita em meio ao pecado e por isto aqueles que não permitem serem limpos dos seus pecados por Jesus, não poderão habitar com Ele. Deus conhece as decisões que tomaremos ao longo da nossa vida, mas não é ele quem decide, esta responsabilidade é nossa, ninguém pode nos separar do amor de Deus além da gente mesmo. Por exemplo, Jesus veio morrer pelos nossos pecados e Deus sabia que Ele seria traído por Judas, Ele não decidiu que Judas trairia Jesus, Judas que decidiu, Jesus morreria mesmo assim por nós, Judas poderia ter se arrependido da mesma forma que Pedro por ter negado a Jesus, mas ele escolheu se matar.
É muito importante estudar as escrituras e tentar esclarecer as dúvidas, mas devemos sempre lembrar que Deus é amor, e da mesma forma o homem nunca o entenderá questionando, mas simplesmente sentindo.
Agradeço a pergunta Danilo, que Deus te abençoe.
Por Marcos Vinícius Vicente

5 comentários:

  1. Muito obrigado Marcos vinícius Vicente, só quero te corrigir em uma coisa: o assunto em que estavamos abordando era minha duvida, não minha ortografia, não escrevi deus com letra minuscula querendo se referir a uma coisa insignificante, mais tudo bem, bom, bela resposta, uam duvida que me surgiu quando voce falou sobre Judas, Jesus sabia que Judas iria atrair, ou seja ele ja era pré destinado a fazer isso, né?
    se Judas tivesse o livre arbitrio e pensasse duas vezes e não entregasse Jesus, Jesus se passaria como mentiroso? ou em que forma teria que morrer mais futuramente, eu acho que na minha opinião Judas foi o braço direito de Deus , foi usado como um instrumento de Deus, bom é meu ponto de vista, tenho muitas duvida e acho que encontrei uma pessoa sabia para responder ou esclarecer, voce Marcos. Você pode me explicar corretamente o versiculo Jeremia 33,3? por favor
    é uma passagem que tenho muitas duvidas :S
    descupa se eu errei em algumas palavras, deus te abençoe e fique na paz do nosso amado senhor!

    ResponderExcluir
  2. Marcos diz

    Danilo, existem algumas linhas de pensamentos sobre judas, 2 delas defendem ele baseado em livros paralelos, pois uma destas pensa que Judas sabia de todo o plano divino e traiu Jesus de proposito para podermos ser salvos (acho esta ideia fraca, pois ele não precisaria ter se matado se estava fazendo a vontade de Deus), outra linha é que Judas achava que o Reino de Jesus seria nesta terra mesmo, mas como ele estava demorando muito para tomar uma decisão, então Judas deu uma "forcinha" achando que Jesus iria derrotar todo mundo e assumir como rei (acho mais forte que a primeira, pois poderiamos pensar que ele se matou quando viu que Jesus não tinha se defendido e morreria por causa dele). Mas Danilo, não me acho dono da verdade, mas particularmente acredito que Judas traiu por que era ambicioso, pois em mateus 26:9-14 podemos ver que ele foi combinar a traicao logo depois do episodio do derramamente de unguento em Jesus. Enfim acredito que Jesus falou que seria traido por Judas, por que simplesmente sabia que Judas faria assim, morrer traido não era requisito para que fossemos salvos, por exemplo como ser afligido, morrer no madeiro (cruz) sendo contado no meio de malfeitores, e no fim ressuscitar. Jesus iria morrer de qualquer jeito porque Deus sabe que o homem é invejoso, ele só não morreu antes porque Deus não permitiu pois os fariseus ja estavam tentando. Acredito que se Judas não fosse trair Jesus, a biblia não teria feito esta profecia, porém seria de outra forma, porque os homens se tornaram maus através de suas escolhas e não porque Deus decidiu, tanto é que Deus mandou seu filho Jesus para salvar o homem( aquele que aceitasse ser salvo por Jesus). Espero ter te ajudado e como disse não me acho dono da verdade, quanto ao texto de Jeremias olhei o versiculo e não entendi direito sua duvida, se vc pudesse me explicar melhor a sua duvida, responderei assim que tiver tempo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom Marcos, muito obrigado estou começando a olhar por um novo ponto de vista. Marcos, quais coisas Deus esta se referindo a jeremias nessa passagem? é uma duvida meio tola, descupe, mais eu vejo que voce tem sabedoria e gosto de ler suas respostas. Marcos, na minha congregação meu pastor orienta que os jovens não coloquem brincos ou tatuagens e pircings pois o nosso corpo é o templo do Espirito santo. o que voce acha disso?

    E prosseguiu: "Só lhes faço um pedido: que cada um de vocês me dê um brinco da sua parte dos despojos". ( Os ismaelitas costumavam usar brincos de ouro. ) Juízes 8:24

    Marcos tenho duas tatuagens será que Deus me perdoa? espero que sim ;x
    uma boa semana paz do senhor esteja contigo!

    ResponderExcluir
  4. Danilo, gostaria de lhe pedir desculpas, pois não sei o que aconteceu com sua ultima pergunta sobre tatuagens. Gostaria de escrever sua pergunta novamente? Caso queira, o Marcos estará respondendo com o maior prazer. Obrigado, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. OK, esse final de semana vou ficar sem internet, segunda feira fa;o novamente, e tenho outras perguntas e duvidas se voces puderem responder ficarei feliz, desde que me converti de uns tempos para ca to tendo algumas aflic;oes por essas duvidas as vezes fico ate de madrugada sem sono,um amigomeu falo que n'ao e bom ter muitas duvidas sobre Deus pois ele e um misterio estou errado de ter essas duvidas ?
    me sintomuito bem nesse blog, sua musicas seus estudos,me sinto tao bem fico atarde inteira lendo apreciando, e uma bencao , apesar de nao concordar com algumas coisas..mais tudo, ate segunda paz do senhor esteja com vcs igreja invengelica livre ate!

    ResponderExcluir