Bem fizeram uma pergunta interessante aqui no blog, talvez muitos de nós já chegamos a pensar sobre isto, embora só tenhamos atualizações de estudos na sexta, tirei um tempo aqui para responder, a pergunta no comentário da meditação “As Formigas” foi o seguinte: “deus cria pessoas para ir para o inferno, uma vez que ele já sabe o que vai acontecer antes mesmo de nascermos?”
Bem primeiro, um deus não é capaz de criar nada, mas já o nosso Deus, o Deus Javé é o Deus que faz existir, Este criou todas as coisas.
Imagine que Deus falasse para sua mãe enquanto você ainda estivesse no ventre dela que você só traria tristeza para ela, será que ela iria te abortar por causa disto? Bem acredito que não, mas porquê?
Por causa do AMOR.
Da mesma forma quando vejo pessoas decididas a fazer coisas erradas na sua vida, pessoas que aceitam a idéia que não podem mudar, que não existe solução, que não possuem o poder de escolher, quem não possuem o livre arbítrio (e é exatamente isto que não nos torna robôs), mas Deus quer que continuo falando para estas pessoas do seu Amor, pois ele nos ama muito mais que os nossos pais aqui desta terra, Deus nunca desisti de seus filhos tirando o direito de existir que nosso pai e nossa mãe dos deram mesmo que Deus saiba que somos teimosos e mal agradecidos, ele não nos tira o direito de viver (isto quem faz é o próprio homem), pois nós já lutamos para existir antes de nascermos, ainda quando o óvulo esta sendo fecundado, lutamos quando nascemos para começar a respirar e durante toda a nossa vida, isto é da nossa natureza, ninguém em um estado normal de sanidade mental quer morrer. E foi exatamente por nos amar que Deus enviou Jesus para nos ajudar, para que o homem pudesse olhar para luz e perceber que estava fazendo a escolha errada, Jesus disse que não veio julgar, pois já estávamos condenados por não usar direito o dom da existência, Jesus veio nos salvar, e assim muitos se arrependeram, porém muitos amaram mais as trevas do que a Luz, muitos continuaram questionando Deus e o seu Filho Jesus, pois assim não precisavam questionar as suas próprias atitudes, não precisavam olhar para si mesmos e admitirem que eram vazios.
Resumindo, Deus não viola nunca as nossas escolhas, Ele não nos obriga a nada, nem a amarmos Ele, Ele não viola nem a nossa vontade de existir, porém Deus é Santo e Justo, Ele não habita em meio ao pecado e por isto aqueles que não permitem serem limpos dos seus pecados por Jesus, não poderão habitar com Ele. Deus conhece as decisões que tomaremos ao longo da nossa vida, mas não é ele quem decide, esta responsabilidade é nossa, ninguém pode nos separar do amor de Deus além da gente mesmo. Por exemplo, Jesus veio morrer pelos nossos pecados e Deus sabia que Ele seria traído por Judas, Ele não decidiu que Judas trairia Jesus, Judas que decidiu, Jesus morreria mesmo assim por nós, Judas poderia ter se arrependido da mesma forma que Pedro por ter negado a Jesus, mas ele escolheu se matar.
É muito importante estudar as escrituras e tentar esclarecer as dúvidas, mas devemos sempre lembrar que Deus é amor, e da mesma forma o homem nunca o entenderá questionando, mas simplesmente sentindo.
Agradeço a pergunta Danilo, que Deus te abençoe.
Por Marcos Vinícius Vicente