sábado, 16 de fevereiro de 2013

Conhecer e prosseguir em conhecer



Vivemos numa época em que é impossível acompanhar a velocidade das informações baseadas no conhecimento. Nunca talvez o conhecimento tenha sido tão importante, ou pelo menos tão difundido e mais acessível através da popularização da internet. Conhecimento é fundamental. E não é só para a vida profissional. É fundamental para a fé. Uma fé sem base tende a sofrer com qualquer vento de doutrina e derreter diante do calor das provações e dificuldades que o cristão enfrenta ao viver num mundo tão caótico e distante de Deus.


A maior ambição do nosso irmão Paulo era conhecer a Cristo. “Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte” (Fp 3.10). O conhecimento que Paulo fala não é meramente intelectual baseado em informações. É o conhecimento que vem pela experiência, ao praticar as verdades ensinadas por Jesus. É tipo de conhecimento que molda todos os outros e que alimenta verdadeiramente a mente (nosso culto racional), aquece o coração, motiva a alma, inclina a vontade a seguir o Mestre. 

Ao conhecer a Cristo dessa maneira Paulo e também nós experimentamos o poder da Sua ressurreição. O poder que venceu a morte física, o pecado, satanás, e trouxe-nos uma nova vida. Este é o poder que nos dá a vitória sobre os nossos pecados, sobre as exigências do nosso Eu, e nos leva a viver a vida de Cristo – amando o Pai, os outros, dispondo-nos a servir, compartilhar nossos recursos, nossas vidas, e anunciar de todos os modos: “Jesus é real, Ele vive em mim, Ele é poderoso para salvar!”.

A Bíblia diz que em tudo devemos dar graças, ter uma atitude de gratidão e contentamento com a vida que Deus nos dá, mas há algo com que nunca devemos estar satisfeitos: com o conhecimento que temos de Deus, em Cristo Jesus, pela iluminação do Espírito. Esta deve ser a nossa santa ambição – conhecer mais a Cristo (na experiência diária), experimentar o poder da sua ressurreição e estarmos dispostos compartilhar dos seus sofrimentos. Se de fato nos identificamos com Jesus, poderemos ser admirados por isso, mas nalgum momento sentiremos o peso da rejeição das pessoas para com Jesus e conosco! Poderemos perder dinheiro, oportunidades de crescimento profissional, reputação, amizades preciosas, etc. Mas, todas estas coisas comparadas ao conhecimento maravilhoso de Cristo, tornam-se refugo (Veja Filipenses 3.7).

Quanto nós conhecemos de Cristo? Ele é de fato a pessoa mais incrível e maravilhosa, mais valiosa para você e para mim? Se tivéssemos que escolher entre Cristo e as demais coisas (lucros), escolheríamos a Cristo? Como podemos conhecê-lo melhor nos próximos 319 dias? 



“Senhor, por teu amor e graça, atraia-nos à tua presença. Aumenta nossa sede de Ti mesmo, e revela a tua pessoa, o teu poder a cada um de nós e dá-nos a disposição de sofrer pelo teu nome, mais do que sofremos por qualquer outra razão. Amém”.

Pr. Roberto Renato Welzel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário