terça-feira, 12 de julho de 2011

Desigualdade



Que há de comum entre o crente e o descrente? (2Co 6.15).

Você tem uma resposta à pergunta do nosso versículo-chave? Digamos que Carlos e Cláudio são gêmeos; por isso, têm muito em comum. Ambos são seres humanos, torcem pelo mesmo time esportivo, freqüentam a mesma escola e até a mesma igreja. Contudo, na vida espiritual existe um abismo entre Carlos, o seguidor de Cristo, e seu irmão descrente. Um dia Carlos renasceu pela fé em Cristo, mas o Cláudio desconhece tal experiência na vida. Carlos compreende que tem de zelar pelos seus valores para não comprometer sua fé.

É interessante como os casos encontrados no Antigo Testamento ilustram verdades do Novo. Hoje focalizamos Josafá, um rei de Judá que violou o “princípio da separação” e sofreu as conseqüências. Depois de seguir o Senhor Deus e aprender lições ao longo dos anos do seu reinado, por fim foi como se não tivesse gravado nada. Pois não é que fez um tratado com o rei de Israel, “que tinha uma vida ímpia”? Uniram-se num tratado para a construção de uma frota de cargueiros. Para lhe dar mais uma lição, Deus enviou seu profeta com a notícia de que o Senhor destruiria a frota.

E aconteceu mesmo: a frota naufragou. Tanto aquele que se dizia leal a Deus como o ímpio perderam seus investimentos, sem se falar na vergonha perante as suas nações. O desastre serviria de lição de que realmente Josafá não tinha nada em comum com o parceiro ímpio, até nos negócios.

A separação entre o cristão autêntico e aquele que não segue a Cristo é uma questão de lealdade. Durante toda sua vida, o profeta Daniel manteve sua tomada de posição de servir integralmente a Deus. Durante uma vida longa serviu satisfatoriamente nos governos gentios, mas permaneceu fiel e sofreu várias provações por isso. Deus lhe deu uma grande promessa: “Você descansará e, então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe” (Dn 12.13). Nossa recompensa vem aí! - TL

Limpo + sujo = sujo. Não há como escapar.

Pão Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário