segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Não jogue a Batata Quente para Deus.



Texto:
Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”. Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:18-20, 23, 29-31 NVI)

Os apóstolos Pedro E João estavam pregando a Palavra quando foram presos pelas autoridades religiosas. Sob ameaças os proibiram de continuar a pregar o evangelho. Corajosamente encararam as autoridades e ao voltarem para junto dos irmãos iniciaram um período de oração pelo assunto, mas não ficaram de mãos abanando, continuaram a fazer o que deveriam fazer, pregar o evangelho.
Sem dúvida eles estavam em crise, mas esta crise os levou a buscar a Deus e não os impediu de continuarem seus ministérios. Isto é algo cada vez mais raro no meio cristão porque o inimigo de nossas almas não mudou a tática e infelizmente alguns cristãos estão desistindo facilmente diante de crises. A grande maioria nem sequer percebe, mas estão nos momentos de crise jogando a "batata quente" nas mãos de Deus.
Muitos caminhos podem ser tomados diante das crises, mas vejo uma freqüência em alguns. Desistir de lutar, desistir de fazer a sua parte isolando-se do mundo e de Deus; iniciar um período de oração mas não continuar fazendo o que deveria fazer - sua parte; iniciar um período de oração e buscar em Deus também em oração o que eu devo aprender e fazer diante da crise.
A pregação simplória do evangelho ou entendimento superficial do evangelho em nossos dias está formando cristãos não que confiam em Deus mas cristãos acomodados, fracos, preguiçosos, medrosos, impotentes que "confiam" tanto em Deus que acabam "confiando" a Deus aquilo que Deus quer que eles façam.
Ex. Quando alguém fica enfermo ele deve buscar a Deus em oração crendo que Deus é poderoso para curar, seja qual for a enfermidade e gravidade. Isto não pode levar a não se cuidar, ou buscar o tratamento. É preciso buscar auxilio médico, fazer tratamentos etc.
O que tem acontecido é que em outras crises muitos estão só orando e não fazem o que precisam fazer também. Pais que tem problemas com filhos estão orando, esperando em Deus mas não estão fazendo sua parte, que envolve as vezes proibições, uns "não" bem dados, disciplina etc. Tem muito pai ficando só na conversa e estão perdendo seus filhos para o mundo. E não para por aí, temos aqueles que desempregados ficam em casa orando como se Deus fosse mandar um email com o novo emprego. Pode, pode até acontecer, mas não é a regra, a regra é orar e ir atras, dar as caras. Existem muitas moças desesperadas por um marido e estão orando, orando, orando. Legal, mas saber se comportar, saber se vestir, ir a lugares que propiciem conhecer pessoas também faz parte.
Enfim, é a vida. Parece uma epidemia, alguns ouvem tanto sobre confiar, confiar, confiar e gostam tanto da palavra que esquecem do fazer, fazer, renunciar, sofrer, abdicar, se esforçar, correr sérios riscos pela fé. É muito cômodo, covarde, presunçoso e biblicamente equivocado não se esforçar por fazer a parte que cabe a cada um. A vida cristã genuína vai ser sempre um desafio de fé. Isto significa que na maioria dos casos além de orar algo mais precisa ser feito. Nós mesmos poderemos ser instrumento de Deus para solucionar a crise, além da oração.
Que fique claro que existem muitas situações que nos cabe somente a oração e em qualquer caso confiar em Deus é condição primária, essencial. Só que confiar também as vezes se expressa em tomar atitudes de risco, e isto afugenta muitos do bom caminho.

Deus nos abençoe

Pr. Edson Brandalise

Nenhum comentário:

Postar um comentário