terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como Deve Ser?



Efésios 4.32 – 5.1,2.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Eu sempre me achei bom de briga, não de chegar às vias de fato, mas sabe aquele “prazer” de estar em uma disputa. Pois é, é uma luta até hoje. Antes do Espírito Santo revelar a mim o plano de Deus, a obra de Jesus e me convencer destas verdades e ter me dado fé para crer, eu não tinha nenhuma preocupação com estas coisas. Não havia nem luta contra aquilo que hoje sei que sempre existiu em mim: a natureza pecaminosa. Ou seja, era escravo das paixões carnais, escravo do pecado e me sentia bem em pecar. Você pode até estranhar: sentir-se bem em pecar? Sim, é este o sentimento e a realidade de quem não foi liberto por Jesus. Aliás, eu nem sequer tinha (nem podia ter pois o Espírito não havia me convencido), a menor noção do que é pecado e do que o pecado significava diante de Deus.
O apóstolo Paulo nos versículos anteriores e posteriores ao texto de hoje vem discorrendo entre o velho homem com suas atitudes e vida na carne e o novo homem agora com vida espiritual e como deve ser esta vida. As tentações ainda existem e a natureza pecaminosa ainda respira, mas o poder conferido pelo Espírito Santo hoje é suficiente para conferir vitória ao que creu em Jesus.
O desafio para todos nós hoje é refletir em como tenho respondido às questões da vida. Qual é o fruto que tenho produzido: da carne ou do Espírito? Meu conselho é que façamos uma avaliação e passemos a nos preocupar mais com isto.
Que pensamentos tenho nutrido em relação a algumas pessoas? Que sentimentos tenho em relação a elas? Tenho dado contentamento à carne em detrimento à vontade do Espírito?
Afinal, eu sou ou não um promotor da paz? Existe um processo de transformação em andamento em meu coração, ou estou estagnado, não buscando mais a santidade. A minha vida tem de fato sido um aroma agradável a Deus? As minhas reações, as minhas atitudes, as minhas opções tomadas agradam ao Pai ou buscam satisfazer os desejos pecaminosos da carne?
O apóstolo Paulo vem discorrendo na carta aos Efésios sobre como devemos e o que devemos ser em todos os momentos de nossa vida, em todo campo de atuação, o círculo se fecha. Se há a preocupação de Deus, em contrapartida aqueles que amam a Deus precisam necessariamente buscar viver de maneira digna para o qual foram chamados.
Perigo!
Não tente fazer nada sozinho. A Bíblia diz que não existe nada mais enganoso que o nosso coração. E o perigo está em nós buscarmos a avaliação só por nós e nos contentarmos com ela. É o que acontece com as pessoas sem Deus, se acham justas. Permita ao Espírito Santo, busque ajuda ao Espírito para que Ele veja se há algo que precisa ser transformado, se há algo a ser mudado, confessado etc. Ele não é enganoso e tem uma maneira própria para ajudar.
Não há paz no coração daquele que não está em paz com Deus e em paz com os homens (todos). Esta paz no coração só Deus pode conferir.
Joelhos dobrados!
Deus nos abençoe!


Pr Edson Brandalize

Nenhum comentário:

Postar um comentário