sexta-feira, 22 de abril de 2011

Volte pra casa!

 
Lucas 15:11
Vocês lembram da parábola do Filho Pródigo?
 Acho que a maioria de vocês, pelo menos, já ouviu falar.

             Pois bem, em uma dessas sextas-feiras, eu coloquei aqui um breve estudo/reflexão sobre a vida do filho que ficou em casa com o pai, enquanto o outro (pródigo) saiu de casa. Porém hoje, vamos, por fim, falar sobre quem está atras do titulo da parábola, ou seja, o próprio filho pródigo, que era o filho mais novo.
Pra começar a falar do filho mais novo, vamos analisar, primeiramente, o comportamento do pai fazendo a seguinte pergunta: Qual pai gosta quando o filho sai de casa sabendo que o filho vai se dar mal? Não vamos responder esta pergunta agora, vamos realmente ao ponto de estudo, o "filho pródigo". Ele achava, então, que na casa de seu pai não estava tão bom assim, por isso resolve "explorar", conhecer, experimentar as coisas que o mundo pode oferecer. Pois bem, o que aconteceu mesmo? Ele experimentou, e da pior forma possível (se é que existe uma forma "boa" de se viver no mundo). Literalmente ferrou com sua vida de um jeito inesquecível. Alguém que desejou comer a comida dos porcos, certamente daria valor a um mizero grão de arroz. Podemos dizer que este filho precisou perder tudo que tinha pra dar valor ao que tinha perdido. (OLHA AI, VOLTAMOS A FALAR DE PESSOAS MAL AGRADECIDAS. NESTA HORA ENTRA O FILHO MAIS VELHO QUE ESTAVA EM CASA NO BEM BOM E TAMBÉM NAO DAVA VALOR. CUIDADO HEIN, VAI QUE ESSE NEGÓCIO PASSA! DEVE SER DE FAMILIA. Achamos uma semelhança entre os dois).
Vamos então responder àquela pergunta sobre o pai: (qual era a pergunta mesmo? "Qual pai gosta quando o filho sai de casa sabendo que o filho vai se dar mal?”) Resposta: aquele pai que quer, de todas as formas, ensinar o filho qual o melhor caminho. Somente um pai com tamanho amor poderia deixar seu filho sair para o mundo pra aprender que a vida não é um mar de rosas. Somente um pai que ama muito seu filho pra deixar o filho perceber que mais vale "sofrer" na casa do pai, do que SOFRER no mundo.
Sofrer na casa do Pai é uma questão de honra. Bem-aventurados são aqueles que sofrem por amor a Cristo, e para sofrer por amor a Cristo tem que se estar com Cristo, caso contrario nao existe lógica. 
Paulo foi preso e açoitado inúmeras vezes; Pedro amou tanto a Deus que não se deixou ser crucificado da mesma forma que Cristo foi, dizendo: “Eu não sou digno de ser crucificado como meu Salvador”.  Por isso não reclame por uma pedrinha que cai no seu sapato e te atrapalha de pisar, porque certamente em seu outro pé não tem pedrinha (Deus não te dá fardo maior do que você possa agüentar), por isso, se preciso for, ande com um pé só, mas ande! Prossiga para o alvo que é Cristo (Filipenses 3:14)
E se você está se sentindo fora da presença de Deus, é porque alguma coisa Deus quer mudar em você pra você ser santificado. Ele vai usar todas as formas necessárias pra te ensinar que Ele é o verdadeiro caminho (Hebreus 12 5:11). Ore pra Deus pedindo sabedoria em todas as coisas.
Você pode ter todas as coisas na vida, mas se não tiver Jesus, então não tem NADA.
Às vezes o seu relacionamento com Jesus anda meio distante: Jesus? Ah! É aquele personagem da história da bíblia. Mais do que personagem, Jesus é o Senhor da história.
Nosso Pai que está no céu nos deu a Cristo para nos reconciliar com Ele, nos dando a salvação.
Por isso, você que está com Cristo, não reclame, não murmure, “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”, mas se você saiu da presença de Deus, e você já não pode ser chamado templo do Espírito Santo porque pecou contra Deus, então volte a Ele. Faça como o filho pródigo: se arrependa. Cristo nos chama ao arrependimento (“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4:17)
Corra pra Deus que certamente Ele não vai te deixar correr sozinho, Ele também vai ao seu encontro, assim como pai deste texto foi. Por quê? Por que queria olhar para o filho e dar uma bronca? Não! Foi correndo para o filho porque sabia que certamente ele havia se arrependido e por isso estava voltando para o pai.
É assim que Deus faz conosco. Quando nos damos conta dos erros que cometemos, e vamos ao encontro de Deus, Ele veste-nos com roupas novas, e nos transforma novamente, e se alegra. Se lermos um versículo antes da parábola (10), podemos ver quão grande é alegria no céu quando um pecador se arrepende.
Se já estamos na casa de Deus, vivamos alegres pelas coisas que Deus nos dá, mas se um dia saírmos da presença Dele, então, vamos nos arrepender o mais depressa possível e voltar pra casa, onde certamente seremos achados novamente como “Filhos de Deus”, e nos alegrar com Cristo.


 Por Guilherme Antunes

Um comentário:

  1. todo mundo deveria estar ajoelhados para o Senhor ,porque ele é o nosso pai!!!

    ResponderExcluir