sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vencendo as tentações


Texto base: Mateus 4: 1,16

Bom galera, vou falar sobre um assunto, que todos os dias enfrentamos independente de diferenças que há entre nós. Então gente, ser tentado não é pecado, mais devemos tomar muito cuidado !
                                             
Satanás só quer um pedaço

Vamos supor que você recebe uma proposta irresistível, comprar mil hectares por 10,000 mil reais. O dono do engenho só quer ficar com 1 hectare no meio de toda terra, e o resto será todo seu. Você conversa com alguns familiares, todo mundo contribui com uma parte e você compra a propriedade, porem descobre que o ex proprietário, dono de 1 hectare, tem o direito de cortar uma estrado por onde ele quiser, e você não pode fazer nada, ou seja, você é  dono de uma grande propriedade mas ela é  toda cortada pela estrada do antigo dono.

A mesma coisa acontece conosco na tentação. Entregamos nossos corações a Cristo, mas deixamos na mão do diabo um pedaçinho, e, através desse pedaçinho satanás se aproveita. Começa com um pequeno caminho, com o tempo vira uma estrada de barro, e se for deixando vira uma pista dupla pavimentada. Satanás vai cortando nosso coração ao meio pra chegar àquele pequeno pedaço que, um dia, deixamos na mão dele.



1- Tentação da natureza

Como está no texto, Jesus foi tentado por satanás pelo desejo mais carnal, A  FOME , Jesus estava 40 dias e 40 noites sem comer, estava fragilizado. Foi então que satanás apareceu para lhe tentar. Pediu a Jesus, que transformasse as pedras em pão, mas Ele resistiu usando a palavra de Deus, “o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz”.
Você não precisa pedir perdão por estar sendo tentado. E Tiago 1:14-15 diz:   Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Um exemplo prático, você está passando por grande dificuldade financeira, e passando pela rua, vê uma pessoa derrubando um bolo de dinheiro, você pensa, este dinheiro resolveria meu problema, mais eu estaria prejudicando o meu próximo.
Você foi tentado, mas não concebeu o pecado, estaria pecando se pegasse o dinheiro para resolver sua situação.
Outro exemplo bíblico está em Gênesis 39, foi quando José tentado pela mulher de Potifar, e ele resistiu. É uma tentação que hoje em dia está sendo muito usada por satanás nos jovens, o sexo antes do casamento.

Momentos em que você é tentado por satanás
1-    Quando está sozinho, aonde não tem ninguém pra te auxiliar nem impedir. Uma grande arma contra nós (pornografia na internet, dvds, revistas, etc...).
2-    Quando estamos fragilizados (foi o exemplo que citei em que Jesus estava com muita fome, 40 dias sem comer, foi então que satanás apareceu). Satanás sabia que se aparecesse para Jesus com 10 dias de jejum, ele não teria chance. Cuidado quando briga com a namorada, irmãos e pais. Satanás é muito astuto, ele espera o momento certo para te tentar.
3-    Sofismo (raciocínio) que são argumentos que parecem estar certos mais não está na palavra de Deus e chegam até a usar passagens bíblicas fora do seu contexto para apoiarem suas idéias, como é o caso de alguns casais homossexuais. Está escrito em Colossenses 3:5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”

Um homem trabalhava em uma grande empresa. Para chegar até sua sala, ele tinha dois caminhos, o mais curto, no qual não passava por sala nenhuma e o mais comprido, que tinha que passar por todas as salas do corredor. O caso é que neste caminho comprido, em uma das salas, trabalhava uma mulher muito bonita e atraente. Todas as vezes que ele passava por lá, esta mulher o chamava. Ele tentava manter uma postura correta, mas a cada dia cedia um pouco a cada abordagem da mulher, até que acabou aceitando sair com ela. Pronto o circo estava armado. Ele que era um homem correto e tinha um compromisso sério, caiu em tentação.

Bom, para finalizar, tudo o que é da natureza humana, devemos fugir. Está escrito em 2 Timóteo 2:22  “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
A grande arma que você usa contra o diabo é vigiar e orar, para que não entre em tentação.

2- SOBERBA

Em Jeremias 9:23,24 diz: Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.
Satanás tentou Jesus levando-o no pináculo do templo e pedindo para que se lançasse lá de cima, e que os anjos o segurassem. O diabo quis que Jesus mostrasse que era o filho de Deus, e que manifestasse o seu poder.
Hoje em dia galera, o que mais tem é pessoas fazendo o uso do poder de Deus para se promover. Em João 3:30 diz: É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
  Um exemplo, é Salomão, que recebeu de Deus o dom da sabedoria, e nem por isto deixou de se humilhar perante Deus e nem se exaltava por este dom.
O grande problema da soberba é querer mostrar que você é uma pessoa que não precisa de Deus.

3- COBIÇA

Existem vários tipos de cobiça, mas citarei 2 casos.

1-    Escolher o caminho mais fácil para se conseguir algo, um exemplo disto são os jogos de azar, os assaltos, roubos, etc.., devemos tomar muito cuidado com isto, tudo o que é feito sem esforço e sem persistência, pode ser uma arma do diabo contra nós. Muita gente já se deu mal por fazer uso desta estratégia. Primeiro temos que enfrentar a tribulação, depois receber a benção, primeiro a guerra, depois a vitória.
2-    A precipitação.  Às vezes não está na hora, mais você não espera, e acaba se dando mal (é o caso da ilustração: fazenda recortada pelo meio)

Jesus sabia que todos os reinos seriam Dele, mais não era ainda a sua hora. Em eclesiastes 3:1 diz: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.”
Temos que aprender a esperar o tempo de Deus, e não o nosso.
Em Lucas 12:15 diz: Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
A cobiça é um dos pecados mais atraentes que existe, e o mais difícil de resistir, mais você vencendo essa tentação, terá uma grande vitória.

CONCLUSÃO:

Como vencer as tentações?
Aplicar a palavra de Deus na sua vida diária. Sempre estar cheio do espírito de Deus, assim não haverá espaço para o pecado.
Devemos deixar que o Espírito Santo nos guie. Muitas vezes deixamos a lógica, a intuição e a nossa vontade decidir, e não ouvimos a voz de Deus.
Você não pode estar no pecado e ao mesmo tempo com Deus.
Deus é zeloso e nos quer somente para Ele.
Amém.


Por: Aruan Ribeiro de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário