sexta-feira, 18 de março de 2011

Corpo ou Alma?


Qual é mais importante o corpo ou a alma?

Antes de abordarmos o tema em questão gostaria de contar uma história que aconteceu com Husdon Taylor, considerado o pai das missões no interior da China.

"Havia a bordo, entre os companheiros de viagem, cer­to chinês que se chamava Pedro. Passara alguns anos na Inglaterra, mas, apesar de conhecer algo do Evangelho, não reconhecia coisa alguma do seu poder para salvar. Senti-me ligado a ele e esforcei-me em orar e falar para levá-lo a Cristo. Mas quando o navio se aproximava de Sung-Kiang e eu me preparava para ir a terra, pregar e distribuir trata­dos, ouvi o grito de um homem que caíra na água. Fui ao convés com os outros - Pedro tinha desaparecido.

"Imediatamente arriamos as velas, mas a correnteza da maré era tal que não tínhamos a certeza do lugar onde o homem caíra. Vi alguns pescadores próximos, que usavam uma rede varredoura. Angustiado clamei:

- Venham passar a rede aqui, pois um homem está morrendo afogado!- Veh bin, foi a resposta inesperada, isto é, "Não é con­veniente".

- Não falem se é ou não é conveniente. Venham depres­sa antes que o homem pereça.

- Estamos pescando.

- Eu sei! Mas venham imediatamente e pagarei bem.

- Quanto nos quer dar?

- Cinco dólares, mas não fiquem conversando. Salvem o homem sem demora!

- Cinco dólares não basta - responderam eles. Não o fa­remos por menos de trinta dólares.

- Mas não tenho tanto! - darei tudo que eu tenho.

- Quanto tem o senhor?

- Não sei - porém não é mais do que catorze dólares.
"Então os pescadores vieram, passaram a rede no lugar indicado. Logo à primeira vez apanharam o corpo do ho­mem. Mas todos os meus esforços para restaurar-lhe a res­piração foram inúteis. Uma vida fora sacrificada pela indi­ferença dos que podiam salvá-la quase sem esforço."

Bem, agora imaginem que Pedro fosse uma pessoa que vocês amassem.
O que vocês pensam a respeito desses homens?
Eles merecem perdão?

Vamos deixar esta história de lado um pouco e vamos ler o texto base deste estudo em Lc 12:16-21

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Qual é mais importante o corpo ou a alma?
É bem provável que sua resposta seja alma
Porque?
Uma das respostas possíveis é que o corpo é passageiro e a alma é eterna.

Não que o corpo não seja importante, mas a pergunta é: qual é mais importante.

Mas em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então você deve estar vivendo este versículo:
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite (Js 1:8)
Pois através de que livro nos foi apresentado o caminho da salvação.

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, ler a bíblia para que? Melhor é assistir um jogo, um filme, ler uma revista ou fazer qualquer outra coisa que agrade o seu corpo, pois o importante é o corpo e então porque ler um livro que diz:
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 Jo 2:15)

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo? Qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então certamente assim como Davi você tem dito:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. (SL 122:1)
Pois quem é o único capaz de preencher o vazio de nossa alma senão o Senhor?!

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, logo o seu prazer não está na Casa de Deus. O seu prazer está no mundo, nas festas. Para que perder tempo com a igreja e trazer amigos para cá? Melhor é curtir a vida, afinal, ela passa tão rápido, e ainda vamos esperar o tempo de Deus para nossa vida (vida amorosa, trabalho). Afinal o que importa não é o corpo? E ele não vai morrer, mesmo?

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então você certamente tem sentido necessidade de orar e lutar pelas almas das pessoas que você tem chamado de amigos e pra isso, assim como Davi você também pode dizer:
Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei. (Sl 119:46)

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, para que perder tempo orando por almas? Deixe os seus amigos na deles, só te servem enquanto estão neste mundo mesmo, é bom rir com eles e ficamos tristes quando morrem por não podermos mais contar com eles para nos alegrar, mas a alma deles não é importante, não era isto com que eu me preocupava. Para que queimar a cara falando de Deus? Para que queimar a cara adorando a Deus se é o corpo que importa e ele vai virar pó de qualquer jeito?!

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem se enquadrado nos que tem dado importância para o corpo, e tem simplesmente esperado mais espiritualidade na sua vida cair do céu, Cuidado!

E não tenha o pensamento egoísta dizendo “o que eu faço é problema meu” (só se você morar em lugar distante de todos), pois vivemos em comunidade e tudo que fazemos reflete na vida de outras pessoas.
Quando damos bom testemunho, fazemos com que pessoas tenham vontade de também viver como nós e assim glorificamos o nome de Deus.
Quando andamos como o mundo, fazemos com que pessoas desprezem os Cristãos, pois falam de coisas que não praticam, e assim enfraquecemos os outros irmãos na fé e envergonhamos o nome de Jesus.

Agora, lembrando a História de Hudson:
Se acreditarmos serem cruéis pessoas que deixam perecer o corpo, o que são as pessoas que deixam perecer a alma?
Se acreditarmos que as pessoas que deixam perecer o corpo merecem ser castigadas por Deus, o que Deus deveria fazer com as que deixam perecer as almas?

Husdon estava disposto a dar tudo o que tinha pela vida daquele homem enquanto os pescadores só se preocupavam com seus próprios interesses e conveniências.

O que está escrito em João 3:16
Deus deu o seu próprio filho para que a sua alma e a das pessoas com quem você tem convivido a cada dia possam ser salvas e nos tem dito através da sua palavra:

Livra os que estão sendo levados para a morte, e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. (Pv 24:11)

E o que nós temos dito?

Se disseres: Não o soubemos, não perceberá aquele que pesa os corações? Não saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras. (Pv 24:12)

Ou estamos negociando com Deus como fizeram os pescadores?
Será que não temos esperado de Deus uma oferta conveniente para começar a servi-lo, para amar mais as coisas de Deus do que as coisas do mundo, para dar bom exemplo para que outras pessoas sejam salvas.

Se você ainda está negociando com Deus estas coisas básicas da vida Cristã apesar de conviver na casa de Deus, pode estar certo que tens sido morno.
A Bíblia diz que Deus está a ponto de vomitar as pessoas mornas.
E ser vomitado da boca de Deus, significa ir para o inferno.

Porque a bíblia diz que para ser salvo:
Crê no Senhor e serás salvo.
Mas também diz
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7:21)

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Agora vou fazer uma pequena alteração nesta pergunta, mas a diferença é que através desta resposta Deus quer te dar uma nova chance se você estiver no caminho errado, esta resposta pode fazer toda a diferença na sua vida daqui em diante.

Em qual dos dois você vai investir o seu tempo, qual dos dois vai ser sua prioridade de hoje em diante? Corpos ou almas?

Se a sua resposta em atitudes daqui em diante é corpo, se é satisfazer a vontade da carne, eu tenho esta palavra para você:
Louco, se esta noite te pedirem a tua alma, o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12: 20)

Mas se a resposta é alma, diga isto hoje a Deus e se esta não era a sua opção até hoje, peça a Deus que te de amor pelas almas, tanto a sua como a dos que convivem com você, para que você possa ser luz e não peso. Ajude a salvar vidas da escuridão e não afundá-las.

Que Deus te abençoe.


Por Marcos V. Vicente. 


2 comentários:

  1. Olá amada Igreja, obrigado pelo convite, já estou seguindo, assim que achei lindo seu blog. O corpo e a alma, tem o mesmo peso, pois se o corpo não obedecer a palavra corre o risco de perder a sua alma, mas as misericórdias de Deus é grande para com a alma e o corpo, dando a ambos a ciência do viver aqui para depois desfrutar na glória os beneficios da obediência. Graça e paz! Servo Dilson de Mendonça. Meu blog é "Um Ministério de Amor", http://dilsongm.blogspot.com/

    ResponderExcluir