sexta-feira, 11 de março de 2011

Passando de um extremo para o outro

Vamos falar um pouco sobre a transformação da vida de Paulo.

Como todos nós sabemos Paulo, que não era Paulo ainda, mas como inquisidor religioso, era chamado Saulo, perseguia de todas as formas aqueles de se diziam cristãos. Fazia isso com o argumento de que Jesus não seria o Filho de Deus. Mas num belo dia, a Caminho de Damasco, Paulo se vê surpreendido por uma grande luz, que o deixa cego, e escutando a voz de Cristo, soube que não existia nada mais precioso que estar com Jesus.
Depois disso, Paulo passa três dias em jejum e oração para rever seus conceitos e muda-los, porque já não podia viver mais da mesma forma.
·        (Assim deve ser nossa vida: quando realmente aceitamos a Cristo, nossa forma de vida deve mudar, e nunca voltar àquilo que era antes, pelo contrario: procurar a santidade que vem de estar na presença de Deus e fazer a vontade DELE).
Deus, então envia o discípulo Ananias para orar por Paulo e batizá-lo. A partir disso, Paulo estava sendo preparado para levar a mensagem da salvação para todos. Tudo que Paulo aprendeu foi ensinado por Cristo. Não houve ninguém que o ensinasse, tanto que ele diz que em nenhum momento foi inferior a algum apóstolo, mas alicerçou sua fé diretamente na fonte da sabedoria divina. “Mas faço-vos saber irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. Gálatas 1:11 e 12.
É importante termos instrutores capacitados e Escola Bíblica/Dominical? É claro que sim, mas o que adianta virmos a Igreja, escutarmos alguém falando sobre a Palavra de Deus, se não procuramos ter intimidade com Deus? Ir a Igreja se torna algo rotineiro, sem graça, “por que minha família vai, eu também vou”, uma obrigação, não mais prazeroso.
Paulo não precisou de ninguém dizendo a Ele o que fazer: Jesus sempre disse tudo que ele precisava saber. E foi com essa sabedoria que ele visitou diversas cidades, precisou agüentar as pessoas jogando na cara dele o passado que ele tinha, precisou se refugiar algumas vezes, porque agora, aquele que perseguiu, estava sendo perseguido por causa do amor a Deus. Porque agora ele amava a Deus da maneira correta. Antes ele achava que amava a Deus, mas depois de ter revisto seus conceitos, percebeu que estava errado. Deus o havia transformado.
Deus o mudou assim como é capaz de mudar um assassino, um pedófilo, um traficante, um homossexual, e tantos outros de comportamento pecaminoso.
·        Eu sei que nós estamos cansados de saber disso, mas eu lhes pergunto: por que nós, sabendo disso, insistimos em viver da nossa maneira, esquecendo daquilo que Deus pode e quer fazer conosco? E muitas vezes nós dizemos pra nós mesmo: “mas eu não vivo da minha maneira, sempre procurei Deus, e tals...” Será? Eu quero deixar essa pergunta pra que cada um faça uma reflexão da sua vida.

Quando perseguidor, Paulo era arrogante, torturador, inflexível, pragmático e impiedoso. (Pragmático: pessoa que sempre procura aquilo que é mais pratico e simples). E agora que estava com Cristo, mudou completamente. Seus atos agora eram de amor, paciência, mansidão, perdão, sabedoria e fé.
Como está nossa vida? Quando Deus olha pra você, o que você acha que Ele pensa? Nossas qualidades e dons estão sendo empregadas no Reino? Ou aqueles que gostam de falar, só falam lá fora, no mundão! Ou aqueles que possuem algum dom, só se menosprezam e não querem empregar isso no Reino: “ah, Guilherme, eu até gosto de musica, mas eu não sei toca nada...” Aprende. Não consegue fazer algo pra Deus, porque não tem força de vontade pra começar, ou pedi ajuda a alguém.
O que você tem feito pra agradecer a cruz de Cristo? Não vale a pena viver se não for para servir e glorificar a Deus.
“Ah, Guilherme. Eu faço tudo isso, mas tem aquela pessoa lá, que sempre me atrapalha, e ta me enchendo o saco já!”
Vocês acham que é pra ser fácil? Paulo enfrentou açoites, apedrejamento, prisão e quase morreu num naufrágio! EEEII! Acorda! Mesmo sofrendo tudo isso e mais um pouco, Paulo nunca desistiu. Pelo contrario: se gloriou em seu sofrimento, porque sabia que mais vale viver aquilo por amor a Deus, do que viver sem aquilo e sem o Amor de Deus.
Por muitas vezes, os Coríntios se mostravam soberbos, e Paulo queria demonstrar amor por eles, protegendo-os daqueles que desejavam desviá-los dos caminhos do Senhor. Até porque os falsos mestres se diziam melhores do que aqueles que Cristo ensinou, mas Paulo sempre esteve pronto, dizendo a eles que era ele, Paulo, quem estava com a verdade, pois tudo que ele era e tinha, provinha de Deus.
Paulo fazia isso por amor a Deus e ao próximo. Esta é a principal missão de todos nós: estarmos prontos para amar a todos e ajudar a todos, assim como Paulo e todos os outros apóstolos fizeram.
Precisamos parar de desistir de algo para o Reino de Deus por causa de bobagens! Ninguém aqui está sofrendo com ameaças de morte ou sendo perseguido por algo ou alguém! Vocês já conhecem o site Portas Abertas, e sabem que o que as pessoas, que simplesmente pelo fato de dizer que são cristãos (sem colocar católico ou evangélico), sofrem e sofrem de verdade, não é nenhuma bobagem! Igrejas são incendiadas durante os cultos, e casas onde as pessoas se reúnem, são invadidas e todos são obrigados a negar Jesus. E o que é mais interessante é que muitas vezes, ninguém nega Jesus, e todos acabam morrendo por amor a Deus.
E você ainda tem coragem de reclama que fulano não toca bem, ou que as pessoas não são tão agradáveis?! A motivação de Paulo era pura, não existiam segundas intenções, muito menos visava o beneficio próprio.

Trazendo a realidade para os nossos dias, surge a pergunta: você tem prazer ou vergonha de falar que serve a Cristo? Às vezes você pode até não ter vergonha de dizer sua situação ‘religiosa’, mas será que seus atos fazem juízo a isso? Será que você está sendo um cristão autentico? Ou quando você está na internet, sozinho, o que você faz? “ah, Guilherme, mas eu não assisto porcaria!” Será? Que tipo de filme você assisti? Não estou nem falando de pornografia, falo de coisas que não vão edificar ou trazer um divertimento sadio. “Eu já vi gente que esquece o nink automático do MSN ligado, e vai assisti cada tipo de filme que só por Deus.” Todo mundo sabe até que ponto algo está certo ou errado. Se não sabe, ou se converte, ou procure ajuda, porque isso não é normal.

Procure a Deus. Quando alguém vai de encontro Dele, Ele também vai ao encontro. Ele não te da um “bolo”.
Se entregue a Deus de verdade, esqueça os empecilhos. Ninguém está te ameaçando de morte, e mesmo que estivesse, poderia se gloriar nessa ameaça: é um privilégio ser perseguido por amor a Deus. Alguns documentos revelam detalhadamente a morte de cada um dos apóstolos. Desde óleo quente (João) até ser crucificado de ponta cabeça (Pedro), por isso, viva pela graça concedida por Deus (Paulo), porque ela nos é suficiente.
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." 
Isaías 55:6
 “Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração”       Jeremias 29:13



Por Guilherme F. Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário