Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37
Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis. João 8:36
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10
Baseado nestes três versículos, gostaria de fazer três perguntas, e gostaria que vocês guardassem estas perguntas sempre com vocês, principalmente diante das tentações.
Porque andarmos como derrotados, se Jesus nos tornou mais que vencedores?
Porque andarmos como escravos, se Jesus comprou a nossa liberdade com seu precioso sangue?
Porque vivermos uma vida miserável, se Jesus veio para que tivéssemos vida em abundância?
No primeiro momento, parece complicado responder estas 3 questões, o porquê de pessoas quererem coisas ruins, se podem ter coisas boas, o porque das pessoas escolherem se dar mal, se podem se dar bem.
Mas pensando um pouquinho mais, eu achei não apenas uma resposta, mas 4 respostas, respostas que quero dividir com vocês. Prestem bem atenção, porque se a sua vida espiritual tem sido um desastre, ou simplesmente estacionou, você deve estar se enquadrando em uma destas respostas.
1- Falta de conhecimento
Eis aqui, uma coisa que a bíblia menciona como algo capaz de destruir inclusive o povo de Deus.
Oseias 4:6
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, ...
Quanto à falta de conhecimento, podemos dividir em duas situações:
A primeira situação são aquelas pessoas que ainda não conhecem a palavra de Deus, estas pessoas mesmo não possuindo o conhecimento sobre a verdade, são indesculpáveis pelos seus atos, pois em Romanos 1:20
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
E em Romanos 2:11-16 fala que Deus julgará o homem segundo a lei escrita em seus corações, juntamente com a sua consciência e seus pensamentos.
Como o nosso Deus é um Deus justo, Ele não cobrará de alguém aquilo que ela não possui. Porém a falta de conhecimento sobre a verdade, provavelmente acarretará a estas pessoas uma vida sem um caminho certo para trilhar, sem objetivo certo para alcançar, sem armas corretas para lutar, ou seja, a chance de se perderem no meio da batalha é muito maior, a chance de viverem como escravos, como derrotados e com vidas miseráveis é muito maior, pois estas pessoas simplesmente não sabem que Jesus as tornou mais que vencedores, que as libertou e prometeu uma vida com abundância.
Já a segunda situação quanto a falta de conhecimento é referente ao texto de Oséias,onde o próprio povo de Deus esta sendo destruído por esta falta de conhecimento, vemos igrejas que dizem servir a Deus, mais com valores bíblicos distorcidos, colocam os seus nomes no lugar do sangue de Jesus e adoram com rituais idólatras ao invés de em espírito e em verdade. Vemos pessoas que não conseguem tomar decisões corretas em suas vidas, pois conhecem a Deus, mas nunca lêem o manual de conduta da vida cristã, não sabem como deve agir um cristão, não conhece sua missão, não conseguem parecer nem de longe com Jesus, porque sabem que ele morreu por nós, mas também é o máximo de coisa que aprenderam sobre ele. Gente se soubéssemos tudo sobre a vida cristã a partir do momento que nos batizamos, então Deus não nos teria deixado a bíblia para continuar-mos aprendendo.
Precisamos sempre estar ampliando nosso conhecimento sobre a palavra de Deus, aprendendo na bíblia a como lhe dar com as situações do dia a dia, o que faz da bíblia uma arma capaz de lutar contra as tentações do inimigo não é o livro em si, se você não sabe o que tem escrito dentro, você pode andar dia e noite com ela debaixo do braço que ela fechada não tem poder nenhum, as letras gravadas no papel não tem poder nenhum se você não gravá-las no seu coração. Imagino que a maioria dos cristãos ficaria escandalizada se alguém queimasse uma bíblia na frente deles, porém também a maioria não se importa de deixar ela apenas juntando pó. Não seria isto hipocrisia, não seria isto também uma forma de dizer que ela não tem importância para nós.
No livro de Oséias, Deus fala que o povo de Israel havia sido destruído por falta de conhecimento, e da mesma forma também podemos ser destruídos por falta de conhecimento, ser enganados por falsos profetas, ser enganados por falsos cristãos, por falsas amizades por não sermos capazes de distinguir o fruto pela nossa falta de conhecimento.
Em provérbios 8:10 diz que o conhecimento é mais valioso que fino ouro. Você tem buscado este conhecimento?
Bem a falta de conhecimento é uma das respostas para as três perguntas iniciais, uma segunda resposta seria a pessoa que:
2- Conhece a palavra, mas ama mais o mundo.
Aqui estão as pessoas que não querem um compromisso com Deus, e se excluem da salvação oferecida por Jesus, pois a bíblia diz:
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as sua obras eram más. (João 3:19).
Ou seja, não é Jesus que decide que estas pessoas continuaram vivendo como escravos e sendo derrotados a cada dia, não é Jesus que decide que elas estarão condenadas, pois Jesus nos disse que não veio julgar o mundo, mas salvá- lo (Jo 12:47).
Outro texto que trata sobre estas pessoas é o da parábola do semeador, onde a semente é lançada em meio aos espinhos, ou seja, pessoas que embora recebam a palavra, que é capaz de livrá-las dos espinhos, permitem que estes espinhos continuem crescendo, continuam sob os cuidados do mundo, sendo hipnotizadas por ele e obedecendo as suas vontades. Por exemplo, embora saibam que a vida é a passageira, e terão que prestar contas de seus atos, o mundo as convence a viver como se fossem viver para sempre.
Como em esta escrito Provérbios 17:2 que:
O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.
Não importa o quanto conheçam a palavra, eles não estão dispostos a segui-la, querem apenas realizar os seus desejos. E como a bíblia diz se alguém ama o mundo o amor do pai não esta nele, logo não há esperanças para estas pessoas a menos que aconteçam mudanças profundas em suas vidas a ponto de sentirem nojo do mundo que tanto amam, e só então entregarem a Jesus o que sobrou das suas vidas, caso contrário, morrem abraçados com o mundo.
A terceira resposta para as três perguntas, já seria para quem não tem problema com as duas primeiras, ou seja, ela conhece a palavra e não tem prazer no mundo, mas é algo que pode desviar até mesmo o justo, será que existe algo que pode desviar o justo? Existe, e sabe o que é?
3- Inveja do ímpio
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Salmos 73:2-3
Aqui podemos ver Asafe a ponto de se desviar, pois quando olhava para os ímpios, ele tinha a impressão de estar purificando o coração em vão, pois os ímpios faziam o que queriam, não respeitavam a Deus e pareciam sempre estar contentes, parecia que tudo sempre dava certo para eles, enquanto que Asafe se sentia afligido e castigado a cada manhã.
Você já se sentiu no lugar de Asafe? Como se servir a Deus não valesse a pena, como se o pessoal que não o serve fosse mais feliz e se divertisse muita mais. Bem, primeiro precisamos entender porque o justo acaba passando por momentos difíceis.
Vamos tomar como exemplo a vida de José, porque alguém como José que servia a Deus, acabou sendo traído por seus irmãos, vendido como escravo, injustiçado na casa de Potifar por fazer a coisa certa e em seguida vai parar em uma prisão. Vamos nos colocar no lugar de José, como seria possível não se desviar dos caminhos de Deus, olhando para a sorte dos ímpios, ele era escravo e prisioneiro de um povo que não dava a mínima para o Deus de Israel, o que ele ganhava em servir este Deus. Porém não acredito que José estava preocupado com a prosperidade dos ímpios, pois quando ficamos tristes assim como Asafe conta em Salmos, não percebemos os ímpios que também passam por dificuldades, só olhamos para os que estão por cima da carne seca para podermos justificar nossas reclamações, porém José reparou que os eunucos do rei que estavam presos estavam tristes, e a ainda os ajudou na interpretação dos seus sonhos. Embora José não tivesse informações o suficiente para entender o porquê de tudo aquilo, ele simplesmente continuou confiando em Deus, e só então mais tarde quando faraó o torna o governador do Egito é que ele pode entender que Deus o estava preparando para coisas grandes, para coisas inimagináveis, pois quando alguém seria capaz de imaginar um estrangeiro com tal autoridade. José estava sendo preparado, Deus esperava que José como líder fosse humilde, e não ficasse se gabando dos seus sonhos para os seus irmãos, esperava que ele como líder soubesse o valor do trabalho para não acabar afligindo o povo, conhecesse a dor de estar longe de sua terra, para ajudar os estrangeiros, e amasse os seus irmãos a ponto de se tornar um líder capaz de praticar o perdão. José passou por momentos difíceis porque Deus o preparava para coisas grandes.
Outro exemplo que temos é Davi, Saul para se tornar rei foi muito fácil e em pouco tempo Deus disse que havia se arrependido de ter colocado Saul como rei, para que Davi pudesse se tornar o Rei que Deus esperava, ele precisava ser lapidado, depois que Samuel ungiu Davi como Rei, demorou ainda muito tempo para que Davi viesse a reinar, Davi foi perseguido por Saul injustamente, e chegou a ficar deprimido dentro de uma caverna, mas tudo isto foi necessário para se tornar um rei que agradava o coração de Deus. Imagine um rei capaz de agüentar um homem o amaldiçoando e jogando pedra nele, embora estivesse com os seus valentes a sua volta, e dizer para deixar o homem em paz porque Deus estava olhando e pagaria aquela maldição com bem. Se isto não é esperar em Deus. Davi também passou por dificuldades por que Deus tinha planos maiores para ele.
Voltando a Asafe ele nos diz que quase se desviou, não esta escrito que ele chegou a se desviar, isto quer dizer que ele continuou no caminho certo, sabe como Asafe conseguiu vencer a sua inveja dos ímpios?
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Salmos 73:17-18
Ai que esta a principal diferença o fim, Asafe então entendeu que tudo o que os ímpios pareciam estar desfrutando desta vida, no fim das contas os levava a perdição, enquanto ele podia declarar
Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Salmos 73:23-24
E da mesma forma devemos fazer esta reflexão, quando achar que alguém que não serve a Deus esta com uma vida bem melhor do que você que tem andado realmente com Deus, lembre.
Primeiro, onde está o seu tesouro senão na glória, logo nossas esperanças não se limitam a esta terra.
Segundo, você esta sendo preparado, Deus prepara vencedores, perdedores não precisam de treinamento.
E por fim, a última resposta que encontrei para as 3 questões iniciais, pode ser alguém que conhece a palavra, não possui inveja do ímpio, mas não por entender o fim deles, não tem inveja porque é igual a eles por ter uma:
4- Consciência cauterizada
Quando não estamos acostumados a serviços pesados e tentamos, por exemplo, carpir, acabamos com as mãos cheias de calos, no primeiro momento as mãos doem bastante, porém depois de alguns dias percebemos que a pele se torna menos sensível.
Da mesma forma quando fazemos algo que sabemos que é errado, da primeira vez dói, a gente fica chateado, pois o Espírito Santo nos convence do pecado, mas quando continuamos praticando o mesmo pecado repetidas vezes, nos tornamos insensíveis a isto, o Espírito Santo continua falando, mas nós estamos tão acostumados com isto que não escutamos mais.
Um dos motivos para fazermos as coisas erradas da primeira vez, são as pessoas que chamamos de amigos.
Em Pv 13:20 esta escrito “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”
Ou seja, os amigos nos influenciam, isto é fato, a questão é se você vai querer ser bem influenciado ou mal influenciado, isto depende das suas amizades. Eu não estou falando para você não se relacionar com as pessoas que não andam com Jesus, isto faz parte da nossa missão, ide por todo mundo e pregai o evangelho, mas estas pessoas você deve influenciar, você deve ajudar, e isto não se faz quando se passa a viver como elas, mas sim as convidando para viver como Jesus nos ensinou. Você que ser sábio? Ande com sábios.
Mas voltando a questão da consciência cauterizada, apesar da pessoa não se importar mais com o fato de estar pecando, ou pior, nem perceber mais e ainda se achar muita santa dentro da igreja, isto não muda o fato da sua prática continuar sendo pecado.
Lembra do que Jesus disse a igreja de Laodicéia: “ estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Ap 3:16-17.
Acostumar com o pecado sem dúvidas é um problema sério, às vezes é necessário lembrarmos novamente algumas coisas que são pecado:
A mentira
Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25
Falta de perdão, Ódio
“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. – Mateus 6:14,15
Sexo fora do casamento
“Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará. ” Hebreus 13:4
Pornografia
“Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o preceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.” Salmo 101:3
Soberba, Orgulho
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6
Ficar embriagado
Nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Co 6:10.
É pecado, a bíblia ensina que é errado, não interessa se as pessoas acostumaram com isto ou não. Elas vão ter que prestar contas do mesmo jeito.
E qual a solução?
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
É preciso renovar a mente todo dia, buscar Deus todo dia, para que não nos tornemos insensíveis diante do pecado.
Apresentei aqui 4 respostas, falta de conhecimento, amor ao mundo, inveja do ímpio e consciência cauterizada, e porque será que eu não citei aqui o diabo, como uma das respostas das perguntas iniciais?
Porque ele não tem poder para te fazer andar como um derrotado, ele também não pode te manter como um escravo e muito menos anular a promessa do Senhor de nos dar uma vida abundante. Isto quem escolhe é você!
Se você tem andado como um derrotado diante do inimigo, é porque você assim permitiu.
Se você continua sendo mantido como escravo do pecado, é porque você esta o escolhendo como Senhor.
Se você possui uma vida miserável, é porque você tem buscado coisas que sejam mais importantes para você do que ter comunhão com Deus.
"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; A maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno,”. Deuteronômio 11.26- 28
Faça a sua escolha, não se esquecendo das conseqüências.
E caso você escolha ser um vencedor, se comporte como um, vença as lutas e tentações do dia a dia, porque as suas forças viram de um Deus que faz milagres, um Deus que tudo pode. Amém.
Por Marcos V. Vicente