quinta-feira, 24 de março de 2011

Por tudo o que tens feito...


 
O texto de hoje é a Parábola do Filho Pródigo: LUCAS 15: 11 a 32.

Neste texto podemos ver dois filhos: um filho (mais novo) que acha que viver na aba do pai não lhe traz a devida felicidade (ele precisa, então, experimentar como é viver independente) e outro filho (mais velho) que fica com o Pai (vê tudo que o pai faz, vê todo o poder do Pai, tem tudo que o pai tem (herança), e mesmo assim não o é suficiente).
Para hoje, vamos deixar um pouco de lado o filho que saiu de casa e vamos falar do filho que ficou com o pai.

O filho que ficou em casa era aquele que tinha tudo do pai: tudo que ele queria o pai dava de boa vontade. Porém, está tão acostumado com isso que o pai teria que fazer algo muito impossível (na sua cabecinha) pra que ele notasse. Podemos ver que isso também acontece lá no velho testamento, quando uma nuvem e uma coluna de fogo parecia algo normal, e o maná já não agradava mais; àqueles que viram o Senhor abrindo o mar e logo depois, construíram um bezerro de ouro; àqueles que viram o vivo poder de Deus agindo e, de certo, pensavam que Deus não estava fazendo mais que Sua obrigação. Não agradeciam Deus por aquilo que Ele fazia. Assim era o filho que ficou em casa: tinha tudo, via tudo, mas não dava nenhum valor, achava normal e que era uma obrigação do pai. E agradecer, por quê?
É isso que estamos fazendo com Deus hoje? Deus está nos dando tudo o que precisamos, e nós? O que estamos fazendo pra agradecer? Reclamar não é agradecer! Já agradeceu a Deus o instante de vida que você esta vivendo agora? E pelo ar que você acabou de inspirar ou expirar? Já agradeceu por você está vivo?  

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.  
 (I Tessalonicenses 5: 18)

Está em tribulação? Dê graças a Deus! Está com fome? Dê graças! Está com cede? Dê graças! Está passando por alguma pressão psicológica? Dê graças! Está com dificuldades no relacionamento? Dê graças! Está sem dinheiro? Dê graças! Está morrendo com uma doença terminal? Dê graças! Tem tudo? Dê graças! EM TUDO DÊ GRAÇAS! 

Sejamos filhos gratos a Deus por Tudo o que Ele tem feito e por tudo que irá fazer.
Queremos TE agradecer JESUS, por tudo.

Deus te abençoe!



 Por Guilherme F. Antunes

Retiro de mulheres em Toledo


Clique para ampliar

Para maiores informações, entrar em contato com a Méia, pelo e-mail secretariaielt@hotmail.com. Deus abençoe a todos desde já.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Corpo ou Alma?


Qual é mais importante o corpo ou a alma?

Antes de abordarmos o tema em questão gostaria de contar uma história que aconteceu com Husdon Taylor, considerado o pai das missões no interior da China.

"Havia a bordo, entre os companheiros de viagem, cer­to chinês que se chamava Pedro. Passara alguns anos na Inglaterra, mas, apesar de conhecer algo do Evangelho, não reconhecia coisa alguma do seu poder para salvar. Senti-me ligado a ele e esforcei-me em orar e falar para levá-lo a Cristo. Mas quando o navio se aproximava de Sung-Kiang e eu me preparava para ir a terra, pregar e distribuir trata­dos, ouvi o grito de um homem que caíra na água. Fui ao convés com os outros - Pedro tinha desaparecido.

"Imediatamente arriamos as velas, mas a correnteza da maré era tal que não tínhamos a certeza do lugar onde o homem caíra. Vi alguns pescadores próximos, que usavam uma rede varredoura. Angustiado clamei:

- Venham passar a rede aqui, pois um homem está morrendo afogado!- Veh bin, foi a resposta inesperada, isto é, "Não é con­veniente".

- Não falem se é ou não é conveniente. Venham depres­sa antes que o homem pereça.

- Estamos pescando.

- Eu sei! Mas venham imediatamente e pagarei bem.

- Quanto nos quer dar?

- Cinco dólares, mas não fiquem conversando. Salvem o homem sem demora!

- Cinco dólares não basta - responderam eles. Não o fa­remos por menos de trinta dólares.

- Mas não tenho tanto! - darei tudo que eu tenho.

- Quanto tem o senhor?

- Não sei - porém não é mais do que catorze dólares.
"Então os pescadores vieram, passaram a rede no lugar indicado. Logo à primeira vez apanharam o corpo do ho­mem. Mas todos os meus esforços para restaurar-lhe a res­piração foram inúteis. Uma vida fora sacrificada pela indi­ferença dos que podiam salvá-la quase sem esforço."

Bem, agora imaginem que Pedro fosse uma pessoa que vocês amassem.
O que vocês pensam a respeito desses homens?
Eles merecem perdão?

Vamos deixar esta história de lado um pouco e vamos ler o texto base deste estudo em Lc 12:16-21

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Qual é mais importante o corpo ou a alma?
É bem provável que sua resposta seja alma
Porque?
Uma das respostas possíveis é que o corpo é passageiro e a alma é eterna.

Não que o corpo não seja importante, mas a pergunta é: qual é mais importante.

Mas em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então você deve estar vivendo este versículo:
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite (Js 1:8)
Pois através de que livro nos foi apresentado o caminho da salvação.

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, ler a bíblia para que? Melhor é assistir um jogo, um filme, ler uma revista ou fazer qualquer outra coisa que agrade o seu corpo, pois o importante é o corpo e então porque ler um livro que diz:
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 Jo 2:15)

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo? Qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então certamente assim como Davi você tem dito:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. (SL 122:1)
Pois quem é o único capaz de preencher o vazio de nossa alma senão o Senhor?!

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, logo o seu prazer não está na Casa de Deus. O seu prazer está no mundo, nas festas. Para que perder tempo com a igreja e trazer amigos para cá? Melhor é curtir a vida, afinal, ela passa tão rápido, e ainda vamos esperar o tempo de Deus para nossa vida (vida amorosa, trabalho). Afinal o que importa não é o corpo? E ele não vai morrer, mesmo?

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem dado mais importância à alma, então você certamente tem sentido necessidade de orar e lutar pelas almas das pessoas que você tem chamado de amigos e pra isso, assim como Davi você também pode dizer:
Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei. (Sl 119:46)

Agora se para você o corpo tem sido mais importante, para que perder tempo orando por almas? Deixe os seus amigos na deles, só te servem enquanto estão neste mundo mesmo, é bom rir com eles e ficamos tristes quando morrem por não podermos mais contar com eles para nos alegrar, mas a alma deles não é importante, não era isto com que eu me preocupava. Para que queimar a cara falando de Deus? Para que queimar a cara adorando a Deus se é o corpo que importa e ele vai virar pó de qualquer jeito?!

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Se você tem se enquadrado nos que tem dado importância para o corpo, e tem simplesmente esperado mais espiritualidade na sua vida cair do céu, Cuidado!

E não tenha o pensamento egoísta dizendo “o que eu faço é problema meu” (só se você morar em lugar distante de todos), pois vivemos em comunidade e tudo que fazemos reflete na vida de outras pessoas.
Quando damos bom testemunho, fazemos com que pessoas tenham vontade de também viver como nós e assim glorificamos o nome de Deus.
Quando andamos como o mundo, fazemos com que pessoas desprezem os Cristãos, pois falam de coisas que não praticam, e assim enfraquecemos os outros irmãos na fé e envergonhamos o nome de Jesus.

Agora, lembrando a História de Hudson:
Se acreditarmos serem cruéis pessoas que deixam perecer o corpo, o que são as pessoas que deixam perecer a alma?
Se acreditarmos que as pessoas que deixam perecer o corpo merecem ser castigadas por Deus, o que Deus deveria fazer com as que deixam perecer as almas?

Husdon estava disposto a dar tudo o que tinha pela vida daquele homem enquanto os pescadores só se preocupavam com seus próprios interesses e conveniências.

O que está escrito em João 3:16
Deus deu o seu próprio filho para que a sua alma e a das pessoas com quem você tem convivido a cada dia possam ser salvas e nos tem dito através da sua palavra:

Livra os que estão sendo levados para a morte, e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. (Pv 24:11)

E o que nós temos dito?

Se disseres: Não o soubemos, não perceberá aquele que pesa os corações? Não saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras. (Pv 24:12)

Ou estamos negociando com Deus como fizeram os pescadores?
Será que não temos esperado de Deus uma oferta conveniente para começar a servi-lo, para amar mais as coisas de Deus do que as coisas do mundo, para dar bom exemplo para que outras pessoas sejam salvas.

Se você ainda está negociando com Deus estas coisas básicas da vida Cristã apesar de conviver na casa de Deus, pode estar certo que tens sido morno.
A Bíblia diz que Deus está a ponto de vomitar as pessoas mornas.
E ser vomitado da boca de Deus, significa ir para o inferno.

Porque a bíblia diz que para ser salvo:
Crê no Senhor e serás salvo.
Mas também diz
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7:21)

Em qual dos dois você tem investido o seu tempo, qual dos dois tem sido sua prioridade? Corpos ou almas?

Agora vou fazer uma pequena alteração nesta pergunta, mas a diferença é que através desta resposta Deus quer te dar uma nova chance se você estiver no caminho errado, esta resposta pode fazer toda a diferença na sua vida daqui em diante.

Em qual dos dois você vai investir o seu tempo, qual dos dois vai ser sua prioridade de hoje em diante? Corpos ou almas?

Se a sua resposta em atitudes daqui em diante é corpo, se é satisfazer a vontade da carne, eu tenho esta palavra para você:
Louco, se esta noite te pedirem a tua alma, o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12: 20)

Mas se a resposta é alma, diga isto hoje a Deus e se esta não era a sua opção até hoje, peça a Deus que te de amor pelas almas, tanto a sua como a dos que convivem com você, para que você possa ser luz e não peso. Ajude a salvar vidas da escuridão e não afundá-las.

Que Deus te abençoe.


Por Marcos V. Vicente. 


segunda-feira, 14 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Passando de um extremo para o outro

Vamos falar um pouco sobre a transformação da vida de Paulo.

Como todos nós sabemos Paulo, que não era Paulo ainda, mas como inquisidor religioso, era chamado Saulo, perseguia de todas as formas aqueles de se diziam cristãos. Fazia isso com o argumento de que Jesus não seria o Filho de Deus. Mas num belo dia, a Caminho de Damasco, Paulo se vê surpreendido por uma grande luz, que o deixa cego, e escutando a voz de Cristo, soube que não existia nada mais precioso que estar com Jesus.
Depois disso, Paulo passa três dias em jejum e oração para rever seus conceitos e muda-los, porque já não podia viver mais da mesma forma.
·        (Assim deve ser nossa vida: quando realmente aceitamos a Cristo, nossa forma de vida deve mudar, e nunca voltar àquilo que era antes, pelo contrario: procurar a santidade que vem de estar na presença de Deus e fazer a vontade DELE).
Deus, então envia o discípulo Ananias para orar por Paulo e batizá-lo. A partir disso, Paulo estava sendo preparado para levar a mensagem da salvação para todos. Tudo que Paulo aprendeu foi ensinado por Cristo. Não houve ninguém que o ensinasse, tanto que ele diz que em nenhum momento foi inferior a algum apóstolo, mas alicerçou sua fé diretamente na fonte da sabedoria divina. “Mas faço-vos saber irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”. Gálatas 1:11 e 12.
É importante termos instrutores capacitados e Escola Bíblica/Dominical? É claro que sim, mas o que adianta virmos a Igreja, escutarmos alguém falando sobre a Palavra de Deus, se não procuramos ter intimidade com Deus? Ir a Igreja se torna algo rotineiro, sem graça, “por que minha família vai, eu também vou”, uma obrigação, não mais prazeroso.
Paulo não precisou de ninguém dizendo a Ele o que fazer: Jesus sempre disse tudo que ele precisava saber. E foi com essa sabedoria que ele visitou diversas cidades, precisou agüentar as pessoas jogando na cara dele o passado que ele tinha, precisou se refugiar algumas vezes, porque agora, aquele que perseguiu, estava sendo perseguido por causa do amor a Deus. Porque agora ele amava a Deus da maneira correta. Antes ele achava que amava a Deus, mas depois de ter revisto seus conceitos, percebeu que estava errado. Deus o havia transformado.
Deus o mudou assim como é capaz de mudar um assassino, um pedófilo, um traficante, um homossexual, e tantos outros de comportamento pecaminoso.
·        Eu sei que nós estamos cansados de saber disso, mas eu lhes pergunto: por que nós, sabendo disso, insistimos em viver da nossa maneira, esquecendo daquilo que Deus pode e quer fazer conosco? E muitas vezes nós dizemos pra nós mesmo: “mas eu não vivo da minha maneira, sempre procurei Deus, e tals...” Será? Eu quero deixar essa pergunta pra que cada um faça uma reflexão da sua vida.

Quando perseguidor, Paulo era arrogante, torturador, inflexível, pragmático e impiedoso. (Pragmático: pessoa que sempre procura aquilo que é mais pratico e simples). E agora que estava com Cristo, mudou completamente. Seus atos agora eram de amor, paciência, mansidão, perdão, sabedoria e fé.
Como está nossa vida? Quando Deus olha pra você, o que você acha que Ele pensa? Nossas qualidades e dons estão sendo empregadas no Reino? Ou aqueles que gostam de falar, só falam lá fora, no mundão! Ou aqueles que possuem algum dom, só se menosprezam e não querem empregar isso no Reino: “ah, Guilherme, eu até gosto de musica, mas eu não sei toca nada...” Aprende. Não consegue fazer algo pra Deus, porque não tem força de vontade pra começar, ou pedi ajuda a alguém.
O que você tem feito pra agradecer a cruz de Cristo? Não vale a pena viver se não for para servir e glorificar a Deus.
“Ah, Guilherme. Eu faço tudo isso, mas tem aquela pessoa lá, que sempre me atrapalha, e ta me enchendo o saco já!”
Vocês acham que é pra ser fácil? Paulo enfrentou açoites, apedrejamento, prisão e quase morreu num naufrágio! EEEII! Acorda! Mesmo sofrendo tudo isso e mais um pouco, Paulo nunca desistiu. Pelo contrario: se gloriou em seu sofrimento, porque sabia que mais vale viver aquilo por amor a Deus, do que viver sem aquilo e sem o Amor de Deus.
Por muitas vezes, os Coríntios se mostravam soberbos, e Paulo queria demonstrar amor por eles, protegendo-os daqueles que desejavam desviá-los dos caminhos do Senhor. Até porque os falsos mestres se diziam melhores do que aqueles que Cristo ensinou, mas Paulo sempre esteve pronto, dizendo a eles que era ele, Paulo, quem estava com a verdade, pois tudo que ele era e tinha, provinha de Deus.
Paulo fazia isso por amor a Deus e ao próximo. Esta é a principal missão de todos nós: estarmos prontos para amar a todos e ajudar a todos, assim como Paulo e todos os outros apóstolos fizeram.
Precisamos parar de desistir de algo para o Reino de Deus por causa de bobagens! Ninguém aqui está sofrendo com ameaças de morte ou sendo perseguido por algo ou alguém! Vocês já conhecem o site Portas Abertas, e sabem que o que as pessoas, que simplesmente pelo fato de dizer que são cristãos (sem colocar católico ou evangélico), sofrem e sofrem de verdade, não é nenhuma bobagem! Igrejas são incendiadas durante os cultos, e casas onde as pessoas se reúnem, são invadidas e todos são obrigados a negar Jesus. E o que é mais interessante é que muitas vezes, ninguém nega Jesus, e todos acabam morrendo por amor a Deus.
E você ainda tem coragem de reclama que fulano não toca bem, ou que as pessoas não são tão agradáveis?! A motivação de Paulo era pura, não existiam segundas intenções, muito menos visava o beneficio próprio.

Trazendo a realidade para os nossos dias, surge a pergunta: você tem prazer ou vergonha de falar que serve a Cristo? Às vezes você pode até não ter vergonha de dizer sua situação ‘religiosa’, mas será que seus atos fazem juízo a isso? Será que você está sendo um cristão autentico? Ou quando você está na internet, sozinho, o que você faz? “ah, Guilherme, mas eu não assisto porcaria!” Será? Que tipo de filme você assisti? Não estou nem falando de pornografia, falo de coisas que não vão edificar ou trazer um divertimento sadio. “Eu já vi gente que esquece o nink automático do MSN ligado, e vai assisti cada tipo de filme que só por Deus.” Todo mundo sabe até que ponto algo está certo ou errado. Se não sabe, ou se converte, ou procure ajuda, porque isso não é normal.

Procure a Deus. Quando alguém vai de encontro Dele, Ele também vai ao encontro. Ele não te da um “bolo”.
Se entregue a Deus de verdade, esqueça os empecilhos. Ninguém está te ameaçando de morte, e mesmo que estivesse, poderia se gloriar nessa ameaça: é um privilégio ser perseguido por amor a Deus. Alguns documentos revelam detalhadamente a morte de cada um dos apóstolos. Desde óleo quente (João) até ser crucificado de ponta cabeça (Pedro), por isso, viva pela graça concedida por Deus (Paulo), porque ela nos é suficiente.
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." 
Isaías 55:6
 “Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração”       Jeremias 29:13



Por Guilherme F. Antunes

terça-feira, 8 de março de 2011

Lembre-se dos Cristãos Perseguidos

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer
ao senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio'."
Sl 91.1-2


Toda semana, todos os dias da semana, pego o mesmo ônibus, no mesmo ponto e na mesma hora (no mesmo canal, rsrs) para vir ao trabalho, encontro pessoas de todos os tipos, altas, baixas, estúpidas, tranquilas, com sono ou ouvindo música no ultimo volume (com fone de ouvido), até ai nada de anormal para quem está acostumado a viver na correria da maior cidade da América latina (talvez a mais estressante também, rsrs).
Mas em um desses dias que entrei no busão, uma coisa chamou muito a minha atenção. Uma jovem com cerca de 20 anos estava com um livro de capa preta nas mãos lendo-o em voz baixa, eu estava à cerca 2 metros de distancia dela, mas dava pra perceber claramente que ela lia o salmo 91. Este é um dos meus salmos favoritos, pois, mostra o quanto estamos seguros no “esconderijo do Altíssimo”, e para mim não foi algo inédito ver alguém lendo uma bíblia dentro de um ônibus em um país como o Brasil. Só que durante toda a viagem isso me levou a refletir que essa não é a realidade de cristãos que vivem em países de maioria islâmica, por exemplo. Se ela se atrevesse a ler a bíblia publicamente em países como Àrabia Saudita, Paquistão, Irã, Somália, Afeganistão, etc., provavelmente pediriam gentilmente para que guardasse o Livro, se retirasse do ônibus ou simplesmente ela seria presa, e agredida com palavras e ou atos.
Nós vivemos fisicamente muito longe da realidade da intolerância religiosa, por isso temos dificuldade de conceber que ela é real e muita rígida em outras partes do mundo. Antes mesmo de descer do ônibus eu já estava orando por nossos irmãos que não tem a liberdade de ler a bíblia dentro de um ônibus, no banco da praça, na faculdade ou mesmo dentro da própria casa devido à intolerância. Que mesmo em meio à correria, rotina e monotonia do dia-dia possamos nos lembrar dos nossos irmãos perseguidos e que a nossa oração diária seja para que as palavras descritas no salmo 91. 14-16 se cumpra na vida deles e lhes sirvam de consolo. O texto diz: “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei como ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação”.

Autor: Marcelo Peixoto

FONTE:   http://www.underground.org.br/
http://www.underground.org.br/textos/artigos/122-lembre-se-dos-cristaos-perseguidos


Mandado ao Blog por Candace Alles Guayume.

sábado, 5 de março de 2011

A Vitória do Rei Ezequias





Estudo sobre: 2°Crônicas 29 e 2°Reis 18

A bíblia nos conta sobre o Rei Ezequias de Judá era filho de Acaz (que havia feito o que era mal perante o senhor, sacrificou seu próprio filho a ídolos ao deus maloque, fechou as portas do templo e acabou com a celebração da páscoa), porém a bíblia diz que Ezequias fez o que era reto perante o senhor segundo seu pai Davi
A bíblia também diz que Ezequias era filho de Abias, filha de Zacarias que era temente a Deus.
É provável que a mãe instruiu o filho nos caminhos do Senhor.

Sabe o que podemos aprender com isto?

1 – Aprender com os erros dos outros

E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas. 2°Crônicas 29:5-6

Ele era o rei, assim como o seu pai ele podia fazer o que bem entendesse.
No primeiro mês do seu reinado, ele abriu as portas da Casa do Senhor, trouxe os levitas para purificar o templo e restabeleceu a celebração da páscoa.
Será que temos aprendido com os erros dos outros? Também não temos vários exemplos do que acontecem com as pessoas que se desviam do caminho do Senhor.
Muitas vezes outras pessoas nos dão conselho sobre situações que passaram e se deram mal, o que fazemos com estes conselhos? Nós aprendemos com eles, ou achamos que isto só acontece com os outros.
Ezequias podia pensar simplesmente que seu pai foi infeliz, mas se ele fizesse as mesmas coisas, com ele seria diferente, porque ele era mais esperto.
Já viram gente com o pé no mundo, achando que é esperto o suficiente para não cair inteiro dentro dele, gente que não aprende com os erros dos outros.

No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.
Assim foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu. 2 Reis 18:5-7

Depois de corrigir os erros de seu pai ele confiou em Deus de maneira que depois dele não houve semelhante entre os reis de Judá e se rebelou contra o rei da Assíria Senaqueribe não querendo pagar os impostos (Judá pagava impostos para Assíria desde o tempo do Rei Acaz que havia pago alto valor para que recebesse proteção, mas teve de continuar pagando para que não fosse invadida pela própria Assíria)

Sabe o que podemos aprender com isto?

2 - Quem confia em Deus não fica sob o domínio do Inimigo

Ezequias havia feito tantas coisas boas não é, não havia necessidade de mexer com fogo, se serviram até então a Assíria, não ia ser o fim do mundo continuar servindo. Era uma posição cômoda não ter que desafiar um dos maiores exércitos daquele tempo.
Às vezes nós aceitamos esta posição cômoda de servir a Deus e o mundo. Porque às vezes consideramos o mundo muito forte para resistir (não tem jeito, é impossível) e esquecemos o que a palavra de Deus diz: maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
Ezequias confiava em Deus, só aceitava servir a ele, mesmo que isto trouxesse preocupações, mesmo que isto o levasse a morte, ele daria a vida e você? Serve apenas a Deus mesmo que isto te cause preocupações, mesmo que você tenha que pagar um alto valor em uma multa em vez de dar um jeitinho com o guarda, será que você aceita a tirar uma nota ruim em uma prova em vez de arrumar uma colinha.

Após Ezequias deixar de servir a Assíria, começaram os problemas dele, porque quando você serve o inimigo ele não se preocupa com você, mas quando você toma uma atitude de se libertar, quando você começa a pensar que pode ser livre, ai ele começa a investir, Senaqueribe não ia deixar aquela afronta passar em branco, (quem que este povo ta pensando que é? Se começar assim, daqui a pouco vão ter outros povos pensando que podem ser livres).
Senaqueribe mandou mensageiros para quebrar os corações dos moradores, Rabsaqué começou a contar vantagem em judaico (para que todos entendessem) sobre o que haviam feito as outras nações

Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o SENHOR livrasse a Jerusalém da minha mão? 2 Reis 18:35.

Da mesma forma diabo também tenta te desanimar quando você não aceita servi-lo (quem que esse ai pensa que é? Sempre foi crente Raimundo)
E sabe o que aconteceu com Ezequias?

E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz. 2 Reis 19:3

Ficou desanimado, ficou angustiado

Sabe o que podemos aprender com isto?

3 - Que mesmo um homem de Deus pode ficar desanimado

Tem gente que acha que vida crista é só alegria.
Ezequias chegou ao ponto de pedir desculpas ao Rei da Assíria, ele havia feito tudo certo e a coisa tava feia pro lado dele, talvez ele estava começando a duvidar que Deus iria ajudá-lo, o coração dele devia estar cheio de dúvidas.
Da mesma forma em nossas vidas, às vezes, vamos fazer as coisas certas e de repente parece que as coisas não estão dando certo, estamos confiando em Deus, mas não conseguimos entender o que esta acontecendo e nem ver a mão de DEUS naquela situação.
Ezequias da mesma forma que a gente, não havia visto o mar se abrir e nem a água do jordão ter sido cortada, ele viveu em um tempo que as pessoas estavam servindo a outros deuses, não era fácil para ele continuar firme, ele não tinha mais motivos do que eu e você para continuar tendo fé.

Quando Ezequias começou a ter força para resistir, fechando as brechas do muro, tampando as fontes e se preparando para a guerra.
Como se não fosse o suficiente, o Rei Senaqueribe envia uma carta dizendo: (Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria.)
Sabe o que Ezequias fez diante disto

E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, ó SENHOR, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus. 2 Reis 19:15-19

Sabe o que podemos aprender com isto?

4 – A coisa ta feia? Você não sabe mais o que fazer? Clame e espere em Deus.

Ezequias não havia ficado parado, ele estava se preparando para guerra, ele fez o que estava ao seu alcance, porém a Assíria era mais forte do que ele, e a cada dia aumentava a angustia de saber que as pessoas que ele amava poderiam ser mortas de maneira brutal.
Você está triste? o coração esta doendo? Parece que o seu problema não tem mais jeito? Você não pode fazer mais nada para resolver ele?
Clame e espere em Deus.
(Falar é fácil, se você estivesse no meu lugar, eu queria ver!)
Realmente não é fácil, não foi fácil para Ezequias.
Se fosse fácil esperar em Deus, não teríamos tantos Cristãos quebrando a cara, agindo quando é ora de esperar.
A questão é que cada um tem as suas lutas, e ninguém simplesmente vai trocar de lugar com o outro.
É fácil? Não.
Mas você quer ter vitória?
Clame e espere em Deus

E agora para finalizar, sabe o que aconteceu com Ezequias? ele ficou feito um coitado até a ultima hora esperando e foi derrotado?

Então o SENHOR enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
Assim livrou o SENHOR a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.
E muitos traziam a Jerusalém presentes ao SENHOR, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações. Cronicas 32:21-23

Ezequias não teve nem o trabalho de levantar a espada e nem um de seus homens tiveram que arriscar as suas vidas, mas o próprio Deus enviou um anjo, foram derrotados 185 mil homens.

Sabe o que podemos aprender com isto?

5 – Quem confia em Deus, não perde a batalha.
Sabe Por que?

Por que Deus peleja pelos seus.
Enquanto o “grande Senaqueribe” saiu com o rosto coberto de vergonha e acabou sendo morto pelos próprios filhos, Ezequias foi enaltecido a vista de todas as nações.
E é por isso que vale a pena aprender com os erros dos outros, é por isso que vale a pena se libertar do domínio do inimigo, é por isso que vale a pena suportar a angustia por fazer a coisa certa, é por isso que vale a pena esperar em Deus.
Porque mesmo Deus sendo tão poderoso, ele é um Deus que nos ama e trabalha por aqueles que nele esperam.