sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

INTIMIDADE COM DEUS

Um pouco sobre a vida de Daniel.

Às vezes imaginamos que Daniel foi levado cativo quando Jerusalém foi destruída, porém, Daniel foi levado cativo 19 anos antes da queda de Jerusalém (no ano terceiro do reinado de Jeoaquim, como ele reinou 11, então 8 + 11 do reinado de Zedequias, tio de Joaquim). Porém em 2 Reis, fala que a nobreza de Jerusalém foi levada quando o Rei Zedequias foi estabelecido Rei, ou seja, 11 anos.
Durante esta época o povo de Judá estava longe dos caminhos de Deus e dois profetas tiveram a missão de alertar o povo de Judá, Isaías e Jeremias.
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, por que grandioso é em perdoar” Isaias. 55:6-7.
“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva!” Jeremias. 4:14
Porém mesmo assim a maioria do povo não queria ouvir a voz de Deus e se arrepender dos seus pecados.
Porém, quando estudamos sobre a vida de Daniel, é fácil de perceber que Daniel não era como a maioria dos homens de Judá, pois ele era um jovem temente a Deus:
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.  (Daniel 1:8).

Na história de Daniel, podemos perceber que pessoas inocentes podem sofrer por causa dos erros de outras. Daniel não teve seu lar destruído e foi levado cativo para uma terra estranha,  não por causa de algo que ele havia feito, mas sim pelo pecado do seu povo.
(Viu, falei a vida toda que isso era possível, agora o Marcos ta ai confirmando).
E talvez esta seja a hora que você possa usar para começar a descarregar as lamentações e desculpas.
(não consigo subir de cargo porque meu patrão não gosta de crente)
(A saúde está do jeito que está porque os políticos sãos uns ladrões)
E os Jovens: (não arrumei namorado ou namorada ainda, porque ninguém curte uma pessoa certinha)
(Trabalho o dia todo e ainda tenho que ouvir murmuração porque o meu esposo ou esposa é uma mala sem alça)
Realmente isto acontece, também aconteceu com Abel, José.
Porém... a bíblia diz:
Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade.” Prov. 3:31-32.
É, na bíblia não esta escrito que quem serve a Deus, não teria problemas, mas oferece uma ótima recompensa: intimidade com Deus, e vamos ver que isto era uma coisa da qual Daniel não abria mão.
Mas a grande pergunta é: Será que estamos atrás desta recompensa? É isto que temos procurado na nossa vida? É isto que procuramos quando resolvemos vir para a igreja?
Porque se você não tem interesse nesta recompensa, vai ficar muitas vezes apenas reclamando com um gosto amargo na boca.
Daniel não aceitou comer comida sacrificada a ídolos, mas preferiu comer legumes e beber água. Pensa num cara que a vida já tava enrolada e ele resolve complicar ainda mais, ele podia comer tantas coisas, e ele podia pensar que era o mínimo que ele merecia depois de ter dado tudo errado, mas ele ainda abre mão de mais isto. Porquê? Porque era vegetariano ou porque gostava de sofrer?
Não. Mas porque ele não abria mão de intimidade com Deus.
Ou seja, isto era tão importante pra ele que apesar dos problemas que ele teve na vida dele por causa do pecado dos outros, em vez de ficar reclamando, ele estava disposto a renunciar ainda mais.
O problema é que muitas vezes não estamos dispostos a suportar nem o que a vida nos nega, e muito menos renunciar o que ela nos oferece. Mas existe muitas ofertas que precisam ser recusadas para conseguirmos ter esta intimidade com Deus (exemplos: festas mundanas, namoro se colocando em jugo desigual e trabalho com atividades fora da lei).É difícil? Não acho que era fácil pra Daniel. E qual tem sido nossa decisão?
Olhando para Daniel, consegui perceber algumas conseqüências na vida dele por ter tido intimidade com Deus.
1 - Até os inimigos de Daniel tiveram que reconhecer que ele era fiel
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Daniel 6:4

Os inimigos de Daniel haviam perdido a esperança de encontrar culpa em Daniel, porque ele era fiel. Os inimigos dele com certeza não gostavam dele, mas não tinha como não dar o braço a torcer que Daniel era um homem de valor, para conseguirem derrubar a Daniel, teriam que transformar algo que ele fazia certo, sua fidelidade para com Deus, em uma pratica proibida e realmente tentaram fazer isto.
E ai eu vejo que em nossas vidas, a intimidade com Deus deve causar este mesmo resultado, pois afinal quem é nosso inimigo? Espero que todo mundo saiba a resposta, porque se não você esta que nem cego em tiroteio. Então nosso inimigo também deve desistir de encontrar culpa em nossas vidas, ele deve ter certeza que somos fiéis, e a única forma de ele tentar nos atacar é através de perseguições por sermos fiéis. Ai sim vocês podem ficar felizes.
(Você ta louco, ficar feliz?) Pois é, não sou eu que inventei isto não, está na bíblia.
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.  Regozijai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós. Mateus 5:11-12
Sabe qual é a diferença entre ser perseguido e tentado pela própria cobiça. Ser perseguido pela obra de Cristo é mérito de quem tem intimidade com ele.
Bem dando prosseguimento a história de Daniel, os inimigos dele fizeram o rei assinar um decreto que durante 30 dias, ninguém poderia fazer petições a nem um Deus, mas apenas ao rei, caso contrário seria jogado na cova dos leões.
Mas Daniel não podia ficar 30 dias sem falar com Deus, aliás ele não podia ficar nem sequer um dia, não havia acordo com Daniel, ele não aceitava acordo com inimigo.
E nós? Será que não aceitamos este acordo? (Ah, esta semana ta meio corrida, num tenho tempo pra ler a bíblia e orar, mas da próxima não passa). O problema é que nosso inimigo é mais esperto, ele não começa pedindo 30 dias, ele começa com bem menos, e se a gente vai aceitando o acordo, no final ele consegue bem mais de 30 dias, talvez o resto dos nossos dias.
Então Daniel por não aceitar este acordo, foi jogado aos leões, mas nessa história, Daniel não era o único que era fiel, pois Deus é fiel, e livrou o seu servo dos leões, e demonstrou para o Rei que Daniel servia a um Deus vivo.
2 - Daniel levava outras pessoas também a louvar a Deus.
Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Daniel 6:25-27

A intimidade de Daniel com Deus levou até um rei que não servia o Deus vivo a louvá-lo.
E esta também deve ser a conseqüência de termos intimidade com Deus, devemos levar outras pessoas a adorar a Deus através das nossas vidas. Porque se pessoas que não acreditam em Deus e nunca puderem ver a mão de Deus em nossas vidas, será mais complicado levar estas pessoas a servir o nosso Deus.
As pessoas podem ver a mão de Deus em nossas vidas? Ou quando olham pra nós são capazes de dar rapidamente uns 10 bons motivos porque ela não quer ser crente.
Cuidado gente, ser chato não é ser Santo, ser chato é ser chato.
Não podemos ajudar uma pessoa a ter comunhão com Deus, dizendo que ela vai pro inferno por causa da roupa que ela usa, por causa dos lugares que ela freqüenta, por causa dos amigos que ela tem. Aliás, dizendo isto você pode estragar mais ainda uma pessoa.
(Eba, então nada vê esse negócio de ficar tentando mudar as pessoas, deixa cada um viver a sua vida e ir pro inferno mesmo).
Não é disso que estou falando, mas sim de tomarmos mais cuidado com a língua e darmos mais atenção aos nossos atos.
Aposto que Daniel, não passava o dia atormentando o rei dizendo que se não servisse o seu Deus o Reis estaria perdido, mas Daniel fez melhor, com sua vida ele demonstrou ao rei que ele servia ao Deus vivo, um Deus que tinha poder pra livrar o seu servo.
3 - Daniel era respondido mesmo antes de terminar a oração.  
Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vm, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão. Daniel 9:20-23

Gente que conseqüência boa de ter intimidade com Deus. A bíblia diz que enquanto Daniel orava o anjo veio rapidamente voando e em seguida o anjo diz que logo no principio das súplicas de Daniel, ele havia recebido ordem para responder a Daniel porque Daniel era muito amado.
Pessoal quem de nós não iria querer estar no lugar de Daniel, ainda mais que parece que a maioria de nós nascemos de sete meses, pedimos as coisas pra Deus e queremos respostas pra ontem. Não suportamos esperar, já pensou a gente orando e Deus já enviando um anjo pra responder.
Mas toda esta intimidade de Daniel com Deus tinha um segredo.
Mas se eu contar este segredo pra vocês eu quero que me prometam que vão continuar passando este segredo pra frente. Já viram aquela conversa “isso é segredo, mais só to contando pra vocês.” Então é mais ou menos isso.
O segredo dessa intimidade
Daniel buscava e servia a Deus continuamente
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6-10

Daniel não começou a orar 3 vezes por dia, ele continuou fazendo o que ele sempre fazia.
O segredo é que Daniel estava acostumado a conversar com Deus sempre e não só quando doía a barriga, e só temos intimidade com pessoas que estamos acostumados a conversar sempre, até pessoas que temos intimidade se ficarmos muito tempo sem falar com elas, esta intimidade vai acabando. E também é assim a nossa vida com Deus, Ele passa a ser com o tempo apenas Deus de Abraão, Isaque e Jacó, porque não conseguimos ver Ele como nosso Deus.
Daniel era fiel e grato, tanto quando ele era um escravo como quando se tornou um dos três presidentes do reino. Ou seja, ele era fiel no pouco e no muito.
O problema de muitos cristãos é que são meia boca no pouco, quem dirá se tiver alguma coisa.
Muitas vezes as pessoas não procuram a Deus nem no meio das dificuldades, no meio da dor, conforme sofrem conseguem se afundar ainda mais no pecado, até estarem tão longe de Deus, que não existe nem mais vontade de freqüentar a casa Dele. Quanto mais se estivessem satisfeitas com suas vidas, ai, para lembrar de Deus é ainda mais difícil porque somos ingratos por natureza, somos ingratos até com familiares que vemos, pessoas que dizemos que amamos, quanto mais Deus que não vemos. As pessoas se esquecem dele ainda mais fácil.
Damos sempre prioridade as coisas que amamos (pessoas ou atividades) ou que entendemos que não podemos viver sem (trabalho, estudos), então quando passamos dia a pós dia sem ter tempo para Deus estamos dizendo que não o amamos e que também acreditamos que podemos viver sem ele, porque não acho que uma pessoa sabendo que depende de um remédio para viver o pare de tomar, pelo menos não alguém em sã consciência.
Bem, através da vida de Daniel, vimos uma pessoa que podia até ter motivos pra reclamar por ter perdido tudo, mas abriu mão de ainda mais coisas, vimos às conseqüências e o segredo da intimidade que Daniel tinha com Deus.
E eu quero dizer que vocês também podem ter esta intimidade com Deus, e isto é muito simples, basta você querer sempre conversar com ele. E a dificuldade não é que Daniel era perfeito e nós não somos, talvez a dificuldade é o que Daniel queria, nós também queremos?


Pense sobre isto e faça sua decisão. Deus te abençoe.



Por Marcos Vinicius Vicente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário