sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Agente Secreto


Texto Base:
Mateus 6:1-4

Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca (Pv 27.2).

Um dos ensinamentos de Jesus que nos chama atenção é sobre a justiça em secreto. Nós muitas vezes erramos, primeiro por não praticar a justiça como deveríamos, e depois por fazer propaganda de nossa justiça. Fazemos isso na maioria das vezes, por termos uma visão errada de recompensa. Achamos que os homens é que podem, vendo nossa justiça, nos recompensar. Preocupamo-nos em sermos vistos como pessoas boas e pensamos que a forma de isso acontecer é através da aparência. Infelizmente, esquecemos que Deus está nos vendo, e sempre que fizermos qualquer coisa, é com Ele que temos que nos preocupar. Mesmo se ninguém ficar sabendo que você tem feito boas obras, Deus sabe e o recompensará. Agora, se nosso alvo for o agradar aos outros, o texto dá a entender que a única coisa que vamos receber é o elogio dos homens, perdendo assim, os benefícios mais importantes que vêm de Deus. Precisamos fazer mais, e falar menos. Dar satisfação a Deus, não tentar convencer os homens da nossa bondade. Estar bem diante de Deus é a melhor forma de estarmos bem diante das pessoas. Se estivermos bem diante de Deus, as pessoas vão perceber isso, mesmo sem palavras. Nossa atitude diante das pessoas deve ser sempre uma atitude humilde. Devemos tomar cuidado com as expectativas que criamos nos outros através de promessas e afirmações sobre o que iremos fazer. Também não devemos fazer um auto-elogio, pois isso é muito perigoso e duvidoso.
Deve ficar bem claro, que justiça em secreto não é fazer justiça escondida, é fazer justiça, mesmo quando estamos em secreto orando em nosso quarto, como na rua diante das mais variadas pessoas. Mas, sempre com a finalidade de servir a Deus e não a de ser visto pelos homens. Justiça secreta é aquela que esquecemos de nós mesmos, esquecendo que fizemos algo, pois fizemos com amor, com a finalidade de ajudar e não como uma forma de receber uma retribuição. Justiça verdadeira é aquela que fazemos com a mesma intensidade tanto quando diante de uma importante platéia ou sem ninguém para nos ver. Precisamos trabalhar. Há muita coisa que precisa ser feita.

Não perca tempo fazendo uma biografia de sua boas obras.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Louvorzão e Culto da 1º IEQ

Louvorzão
Igreja Evangélica Livre

1º Quadrangular



Igreja Metodista

Igreja Ev. Livre com Igreja Metodista

Não são placas que nos separam.

Culto Especial da 1º Igreja do 
Evangelho Quadrangular





Centenas de vezes



A Segunda Guerra Mundial foi uma das páginas mais horríveis da história da humanidade. Os dois principais “adversários” nesta batalha, Alemanha e Japão, foram expulsos dos Jogos Olímpicos devido às mortes que provocaram. Nos Jogos de Helsinque, vários anos mais tarde (1952) estes países puderam participar novamente, apesar dos muitos votos contrários e lembranças recentes. Ainda bem que o perdão teve peso mais forte. Alguém disse uma vez que a função de Deus era perdoar, e ainda que não seja 100 % (não se pode esquecer que Deus é justo, e esta justiça se manifesta e é verdadeira), isto diz muito do Seu caráter pela simples razão que ninguém no mundo demonstrou o desejo de perdoar o homem, mais do que Deus o fez. Ninguém iria à morte por um inimigo, e, no entanto foi isto o que Deus fez por nós. Se Ele que é Deus nos perdoa, como nos negamos a perdoar os outros? Eis uma das coisas mais difíceis que podem nos pedir: perdoar a quem nos feriu. No entanto, não temos direito de guardar rancor ou negar o perdão a quem nos pede. Deus não fez isto conosco. Da mesma maneira, devemos aceitar o perdão que o outro nos estende. Isto não quer dizer que quando fizermos algo errado não sofreremos as consequências, ou que, se roubarmos ou estragarmos algo, não deveremos restituir. Todo erro tem suas consequências, e mesmo que Deus nos
perdoe, a justiça exige que soframos as consequências negativas daquilo que praticamos.
Mas esta é a grande lição de Deus: assim como não temos que recorrer a ninguém para pedir Seu perdão (Deus nos perdoa, a cada um de nós, individualmente, sem necessidade de intermediários), nós também devemos perdoar os outros. Quantas vezes? Jesus mesmo deu a resposta: tantas vezes quantas forem necessárias, centenas de vezes cada dia se preciso for.
É o tipo de perdão que Deus nos oferece, um perdão incondicional, é o mesmo perdão que nós devemos utilizar para perdoar aos outros. Há alguém a quem você ainda não perdoou?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atenção Jovens IEL

Neste sábado (05/11/2011), estaremos nos reunindo na Igreja às 19:30 e iremos na 1º Igreja Quadrangular. Eles nos fizeram o convite, e por favor, não deixe de ir. Quando nós chamamos eles para participar do Louvorzão, fizeram um esforço enorme, desmarcando a programação deles para estarem com a gente, então por favor, 
não vamos fazer feio!!
Eles terão um culto especial com teatro, dança, louvor e mais...
O Ministério Geração de Davi da IEL também estará tocando.
Vamos lá!