sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reconciliar-se


 Uma breve continuação de "Vamos ao Deserto?", parte 2, haha.

Deserto, lugar de reconciliamento, também!
Livro de Oséias: 2 – 6 a 16
Deus diz que iria levar Israel, sua noiva, para o deserto e ali falaria com ela, faria com que se arrependesse.
 Inventaram a tal da DR (discussão de relacionamento). Vamos ver então que essa é uma invenção velha já...  Bem, seria isto que Deus queria fazer com Israel?
Em um aspecto bem grosseiro, pode até ser, mas com um pequeno detalhe: uma discussão em que só Deus fala, Israel fica quieta, e simplesmente obedece, e por quê? Deus é Deus! Simples assim... Mamão com açúcar. Mas o que Deus falou com Israel? Não sei responder isso exatamente, mas com toda certeza, se você tem o Espírito Santo contigo, sabe do que eu estou falando. O Espírito Santo é aquele que nos convence dos nossos erros, dos nossos pecados. Ele é o único capaz de despertar uma alma sofrida, capaz de dar o consolo certo e trazer alegria e paz para o coração aflito.
Israel tinha se afastado de Deus logo no inicio quando, depois de terem saído do Egito, construíram um bezerro de ouro, simplesmente pelo fato de Moisés estar “demorando” no monte. Mas Deus irou-se e castigou a todos por isso. Certo? É obvio que não. Deus os perdoou porque depois eles se arrependeram. Depois disto, Israel errou muitas vezes, mas Deus sempre os perdoou, e por quê? Porque um dia Deus firmou um relacionamento intimo com Israel, e nunca se separaria dela; um casamento eterno.
Mas como eu disse semana passada, nós somos o Israel de Deus deste tempo. Israel pecou contra Deus? Claro que sim. Assim como nós também pecamos, mas a graça e a misericórdia de Deus que nos é dada através de Cristo é tão maravilhosa que basta que nós nos arrependamos, para que Deus nos aceite novamente. É, mas tem um porém que eu escrevi nesta frase: “arrepender”. Oh palavrinha difícil! Mais difícil ainda é colocá-la em pratica.
O apóstolo Paulo nos fala em Romanos 7, 19 e 20:
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.”
Não quero entrar em detalhes a respeito deste texto, mas uma coisa ele nos mostra: todos nós somos pecadores, a diferença esta em arrepender-se ou não. “Mas Guilherme, eu preciso me arrepender de todo o coração. Como vou saber se estou me arrependendo da maneira certa?” Aqueles que aceitam a Cristo, o recebem em seu interior de tal forma que tudo muda. E o pecado que se cometia antes, passa a incomodar e aquilo passa a ser algo ‘asqueroso’ e ‘nojento’, uma vez que você foi convencido que aquilo é errado. Por sorte, temos um Pai tão maravilhoso, que nos aceita de volta, nos reconcilia com Ele, pelo sangue de Cristo doado à nós naquela cruz.

"Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra Ele"  (Daniel 9 : 9).

Com toda certeza Deus quer que todos se salvem, mas para isso acontecer, o homem precisa dar o primeiro passo: “ARREPENDER-SE”. Se você vive pelo Espírito Santo sabe que precisa se arrepender porque o próprio Espírito te convence disto, a não ser que você tenha o afastado de você mesmo. Porque é um erro de interpretação pensar que é o Espírito Santo que se afasta, porque pra isso acontecer, você se afastou Dele primeiro, não deixando espaço pra Ele agir. Pra quem conhece a terceira lei de Newton sabe que toda ação provoca uma reação.
Não rejeite a Palavra que vem de Deus. Israel rejeitou por tantos anos, que teve que esperar muitos e muitos anos pra poderem entrar na terra prometida, e mesmo assim, depois que entraram, fizeram coisas horrendas perante os olhos de Deus. Arrependeram-se? Muitos se arrependeram. Voce também pode fazer isto?

Quando você pecar, lembre-se que existe um Deus muito maior que o seu pecado, e quer te perdoar.
E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te
Iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.
(Isaías 12 :1)


"Um doador de Sangue salvou minha vida" by I.E. Metodista
Não é apenas uma frase "bonita", é a frase que deu sentido a 
vida daqueles que aceitaram a Cristo.



Por Guilherme Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário